02/12/2020 15h30
Conforme boletim informativo expedido na tarde da terça-feira (1º), Amambai tem 476 casos da doença. Dessas pesoas, 8 estão internadas, sendo que 5 destes estão entubados, dos quais 4 estão correndo risco de vida.
Fonte: Redação
Amambai (MS)- Em transmissão ao vivo realizada na noite dessa terça-feira (1º), o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, alertou que não há mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para o tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Até a noite da terça (1º), Amambai possuía 476 pessoas positivadas para a doença, das quais 8 estão internadas, sendo 2 no Hospital Regional de Amambai e 6 no Hospital Regional de Ponta Porã. De acordo com Bandeira, que é médico especialista em ortopedia, das 6 pessoas internadas em Ponta Porã, 5 estão entubadas, sendo que 4 delas estão em estado crítico, correndo inclusive, risco de morte.
“O município de Ponta Porã é nossa referência e lá não há mais leitos (…) Se hoje eu precisar de um leito para salvar uma vida, eu não tenho disponível, nem na rede pública e muito menos na rede privada”, salientou Bandeira. E completou: “No Hospital Regional de Amambai nós temos uma estrutura complexa, com respiradores à disposição da população, mas não é comparado ao tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).”
O prefeito frisou ainda que o aumento no número de casos não se trata de um problema exclusivo de Amambai, mas também do Estado e do País, que atravessam a segunda onda da pandemia e pediu, mais uma vez, o apoio da população para evitar que a situação se torne ainda mais grave.
“A situação é preocupante, a população precisa se conscientizar da proporção gigantesca que a infecção está tomando, os leitos de UTI em Ponta Porã já estão todos ocupados e Dourados, assim como Campo Grande, já estão à beira de um colapso”, disse o prefeito.
Profissionais da saúde infectados
Durante a transmissão ao vivo, Bandeira ainda informou que Amambai vem sofrendo também com a baixa de profissionais da saúde, que por estarem infectados pelo coronavírus, precisam ausentar-se do trabalho.
Ao menos dois médicos, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem, profissionais da limpeza e da administração de espaços de saúde estão com o vírus. “Estamos vivendo um momento de baixa de pessoal e isso está nos preocupando muito. Não queremos colocar medo em ninguém, apenas alertar (…) A situação fugiu do controle e sem a colaboração da população nós não vamos conseguir ter êxito”, finalizou.
Clique aqui e confira a live na íntegra
Números da doença
Conforme boletim informativo divulgado na tarde da terça-feira (1º) pela Prefeitura de Amambai através do Departamento de Comunicação, o município registra 476 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.
Dessa totalidade, 391 estão recuperados, 70 estão em isolamento domiciliar e 8 estão internados, conforme supracitado. Há ainda 132 esperando resultado de exame e 189 em isolamento domiciliar por terem tido algum contato com casos positivos.


