08/02/2021 21h11
A proposição é do vereador Odil Puques (DEM)
Fonte: Redação
Amambai (MS) – Com objetivo de fomentar a cultura no município de Amambai, o vereador Odil Puques (DEM) está solicitando da prefeitura municipal a implantação do Conselho Municipal de Cultura.
De acordo com o parlamentar, a criação do conselho já está garantida na Lei número 2163/2009. Odil lembra, ainda, que a Lei Municipal número 2421/2014, no seu parágrafo único, inciso I, diz que o Conselho Municipal de Cultura atuará como órgão de assessoramento e deliberação, diretamente vinculados à Secretaria Municipal de Desporto e Cultura.
Considerando que até o momento o Conselho Municipal de Cultura não foi implantado, o vereador propõe adequação na nomenclatura da Lei 2163/2009, de FUNDESC para SEDESC e posteriormente a IMPLANTAÇÃO do Conselho Municipal de Cultura de Amambai/MS.
Justificativa
O vereador justifica a proposição, ressaltando o potencial cultural da região, assim como a importância da implantação do Conselho no fomento e resgate cultural, junto a população.
Veja os argumentos destacados pelo parlamentar:
A Cultura é o bem maior de uma nação, de um povo. Diz-se, que somente através da educação e da cultura será possível mudar a realidade de nosso país, estado e município, posto que a formação cultural e de cidadania poderá ser exercida em sua plenitude.
Em Amambai, até mesmo pelo caldo cultural da formação do nosso povo, composto de descendentes de paraguaios, sulriograndenses e guaranis, temos o privilégio de poder executar várias atividades ligadas à área cultural e muitas pessoas e entidades que trabalham para fomentá-la.
Como exemplo temos a Associação Cultural Amambaiense, que está construindo um parque temático para contar a história da erva mate. Para tanto, necessário se faz que o Conselho Municipal de Cultura seja implantado a fim de apresentar as diretrizes da política de investimentos definidas em Lei, para incentivo à nossa Cultura, conclui o vereador.
O pedido foi enviado ao prefeito Dr Bandeira, através d indicação número 011/2021, apresentada ao plenário da Câmara, durante sessão ordinária, ocorrida na manhã desta segunda-feira (08).

