05/04/2021 22h23
Vereador Tato Souza (PT) quer posto do CRAS dentro da aldeia Amambai
Fonte: Redação
Amambai (MS) – O representante da comunidade indígena da aldeia Amambai no poder legislativo do município, vereador Tato Souza (PT), está solicitando da prefeitura a instalação de um posto de atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), dentro da aldeia Amambai.
Segundo o vereador, a falta de um posto de atendimento dentro da aldeia tem trazido transtornos para a comunidade indígena que precisa dos serviços prestados pelo órgão de Assistência Social.
O parlamentar ressalta que a maioria dos usuários dos atendimentos oferecidos pelo CRAS são moradores da aldeia e que os mesmos têm enfrentado dificuldades para chegarem até o Centro de Atendimento, devido a distância que tem que percorrer.
“A nossa reivindicação é no sentido de evitar que mães com crianças de colo tenham que percorrer, muitas vezes a pé, os vários quilômetros que distanciam a aldeia de um posto de atendimento do CRAS, na cidade”, lembra o vereador Tato Souza.
Instalação do CRAS na aldeia
O vereador afirma que a instação de um posto de atendimento dentro da aldeia é possível através de parcerias entre a Liderança, o seu gabinete de Vereador e o prefeito que podem disponibilizar um espaço adequado para funcionamento do órgão.
O parlamentar cita, como exemplo, a liberação de uma sala com acesso à internet, localizada nas instalações da Coordenadoria de Assuntos Indígenas (CAIND), no Parque da Aldeia.
“Outras aldeias Indígenas, tais como: a aldeia Bororó, em Dourados; a aldeia Porto Lindo, em Japorã e a aldeia Teykue, em Caarapó já têm o CRAS dentro das respectivas comunidades”, reforça o vereador Tato Souza.
A solicitação está sendo encaminhada ao prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, por intermédio da indicação número 097/2021, subscrita pelos demais vereadores e apresentada ao plenário do poder legislativo, na sessão desta segunda-feira, dia 05 de abril.
O que é?
O CRAS é um local público onde são oferecidos os serviços de Assistência Social. Lá você pode:
-fazer seu Cadastro Único;
– ter orientação sobre os benefícios sociais;
– pedir apoio para resolver dificuldades de relacionamento e de cuidados com os filhos;
– fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;
– ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;
– ter orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;
– ter orientação sobre outros serviços públicos;
O CRAS é um direito seu, é gratuito e é mantido pela Prefeitura e pelo Governo Federal.
