Policiais Militares Ambientais de Campo Grande prenderam, ontem (23) à tarde, em Anhaunduí, um traficante de pássaros que agia na região vendendo animais para caminhoneiros. Wilson Pedro de Jesus, conhecido como “Jacaré”, residente no acampamento de Sem-Terras Antônio Castilho, às margens da rodovia BR 163 e, segundo denúncias praticava tráfico de animais, caça ilegal e pesca predatória nas redondezas do distrito de Anhanduí. Como o autuado foram apreendidos 20 curiós, dois bigodinhos, um canário-da-terra, um azulão e um pássaro-preto, além de sete canários-belgas.
Quando os policiais chegaram encontraram gaiolas com alçapões armados, indicando que a prática de captura dos animais era rotina para o elemento. Na barraca do autuado, os policiais ainda apreenderam uma espingarda de caça, calibre 32 e cinco cartuchos da arma, sem documento e mais uma rede de pesca.
Wilson recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de polícia civil de Campo Grande, onde foi autuado em flagrante pelo crime ambiental e por posse ilegal de arma. Se condenado pelo crime ambiental, poderá pegar pena de seis meses aum ano de detenção. Pela posse ilegal da arma, a pena é de um a três anos de detenção.
Os policiais também confeccionaram um auto de infração administrativo e arbitraram multa de R$ 12.500,00 contra o autuado pelo tráfico de animais. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais silvestres – CRAS, em Campo Grande.
Fonte: Assessoria PMA
