28/11/2021 09h00
Fonte: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo – Patas da Casa
Saber um pouquinho de primeiros socorros veterinários vai ser muito útil se você acha que um cachorro parece engasgado – inclusive, é algo que pode salvar a vida do seu pet nessas horas! Seja porque ele comeu muito rápido ou tentou engolir alguma coisa que não devia, se deparar com um cachorro engasgado em casa é sempre um momento de desespero para qualquer pai de pet. Não saber como resolver essa situação é super comum e, ao mesmo tempo, um hábito perigoso: nunca se sabe quando você vai precisar socorrer o seu amigo em casa. Para te ajudar a solucionar esse problema caso ele aconteça, a gente conversou com a veterinária Renata Bloomfield: afinal de contas, o que fazer quando o cachorro engasga?
Como desengasgar um cachorro: a manobra de Heimlich também é usada nos animais
Na hora do sufoco, é difícil pensar no que fazer com cachorro engasgado. Mas se você já ajudou um amigo engasgado ou já foi a pessoa que precisou de um help nesse caso, sabe o que é a manobra de Heimlich: para ajudar alguém a expelir o que está preso na garganta, você “abraça” a pessoa por trás e aplica pressão no abdômen dela. O princípio é o mesmo com os cães: “Quando queremos ajudar um cachorro engasgado, a manobra de Heimlich funciona muito bem. A gente só precisa tomar cuidado com a intensidade da pressão que vai ser feita no abdômen do animal porque, dependendo da raça, eles são menores do que a gente”, explicou Renata.
Na hora de fazer a manobra, também é bom tomar cuidado com as costelas do pet. O ideal é posicionar os braços abaixo dos ossos (o cão deve estar em pé, com o dorso encostado no seu peito). Por não saber o que está deixando o cachorro engasgado, o ideal é que você evite dar alguma coisa para ele comer ou beber nesse momento, ok?
O que fazer quando o cachorro engasga: passo a passo da manobra de Heimlich
Passo 1: Para ajudar o cachorro engasgado, você deve segurá-lo com as costas apoiadas no seu peito;
Passo 2: Você deve “abraçar” o cão por trás com as mãos posicionadas abaixo da costela;
Passo 3: Pressione o abdômen do animal tentando empurrar para cima aquilo que deixou o cachorro engasgado;
Atenção: não esqueça de ter cuidado com a força que você exerce sobre o pet nessas horas. Não adianta aprender apenas como desengasgar cachorro, mas, principalmente no caso de cachorro pequenos, é bom ter atenção redobrada para não machucar o bichinho.
Cachorro engasgado: o que fazer? Veja outras técnicas além da manobra de Heimlich
Saber o que fazer quando o cachorro está engasgado é muito importante, mas somente em casos de emergência onde não dá tempo de levá-lo para o veterinário tão depressa. Por isso, além da manobra de Heimlich, vale a pena aprender outros métodos para socorrer o doguinho em momentos como esse. A remoção manual, bem como a estratégia de levantar as patas traseiras do pet, podem ajudar bastante, inclusive no caso de um filhote engasgado. Saiba como desengasgar cachorro seguindo essas técnicas:
Remoção manual
Passo 1: Verifique cuidadosamente a boca do cachorro engasgado com o auxílio de uma luz (pode ser a lanterna do seu celular, por exemplo);
Passo 2: Ao detectar o motivo do engasgo, peça ajuda de alguém para manter a boca do pet aberta;
Passo 3: Com muita cautela e sutileza, pegue uma pinça esterilizada e, ainda com a luz acesa, tente remover o que causou o engasgo de forma manual.
Obs: Tenha cuidado para não acabar empurrando ainda mais o objeto para a garganta do cachorro. Se o animal ficar muito inquieto e agitado, é melhor não insistir nessa técnica, ou a situação pode piorar.
Levantar as patas traseiras do cão
Nesse caso, é muito simples aprender como desengasgar cachorro: basta levantar as patas traseiras do pet, de forma que a força da gravidade pode ajudá-lo a tossir e expelir o motivo do engasgo. No caso de raças pequenas, é indicado fazer esse movimento com muita delicadeza. Já no caso de cachorros de porte médio ou grande, uma dica é tentar suspender as patas traseiras do animal de maneira que deixe o animal inclinado totalmente para frente.
Qual é a melhor forma de identificar que seu cachorro está engasgado?
“Meu cachorro está tossindo como se estivesse engasgado”: se você já se pegou pensando isso ou algo parecido enquanto observava o seu amigo, vale a pena dar uma checada. É bem provável que ele esteja mesmo. Por mais que a tosse possa significar uma série de coisas, ela é um dos principais indicadores do engasgo em cachorro. “O cachorro tosse para conseguir expelir um corpo estranho. Às vezes, eles fazem só um pequeno barulhinho que é menos do que a tosse, mas que deixa claro que há um incômodo na região da cervical. Ainda assim, o cachorro tossindo engasgado é o sintoma que mais aparece, já que é uma reação involuntária do corpo para ajudar a expulsar o que estiver por ali”.
Para identificar um cachorro engasgado, sintomas abaixo são bastante comuns:
Tosse
Vômito
Febre
Sialorréia (salivação excessiva)
Dificuldade respiratória
Gengiva azulada ou esbranquiçada
Choros e uivos
Levar a pata à boca constantemente
O que fazer com o cachorro engasgado quando a manobra de Heimlich não funciona?
Se você não conseguir resolver o problema do cachorro engasgado aplicando a pressão no abdômen, o ideal é ir imediatamente ao veterinário, como conta Renata: “esse engasgo pode fechar a passagem de ar do cachorro, então você deve ir ao veterinário para que ele faça a desobstrução”. Depois que tudo se resolver com a ajuda do profissional, o ideal é seguir prestando atenção no comportamento do animal.
Caso você repare que ele ainda está tossindo como se estivesse engasgado, volte ao consultório: “quando essa tosse se prolonga a volta é necessária porque pode ter ficado alguma parte do corpo estranho por ali ou o animal pode ter machucado o esôfago no processo de desobstrução. O veterinário vai entrar com algum medicamento para aliviar esse sintoma e examinar a situação”, indicou Renata.
Cachorro com algo na garganta: o que fazer depois de socorrer o seu pet?
Ainda que você saiba como desengasgar cachorro com a manobra de Heimlich ou outros métodos, a consulta veterinária é indispensável após o incidente. Afinal, nada melhor do que ter a garantia de que está tudo certo com a saúde do seu bichinho, certo? Por isso, não deixe de marcar uma consulta assim que possível para verificar se todo o material que deixou o cachorro engasgado foi realmente expelido ou se sobrou algum resquício na garganta dele. Isso também ajuda a ver se, durante o momento do socorro, o objeto formou algum machucadinho no esôfago do animal, que é algo que pode deixar o cachorro com engasgo constante por alguns dias. Na dúvida, uma avaliação profissional é sempre bem-vinda!
A melhor forma de prevenir o caso de cachorro engasgado na sua casa
A ansiedade, comum a muitos animais, é uma das principais causas de engasgo em cachorros. “Acontece que, às vezes, eles ficam na afobação para comer ou acabam engolindo muito rápido algum objeto que pegaram e o dono quer de volta só para poderem ficar com ele”, contou Renata. Com a causa explicada, fica mais simples pensar numa forma de prevenção, certo?
A profissional dá a dica: “a principal precaução para evitar um cachorro engasgado é ensinar esse animal a ser menos ansioso. Se ele engasga muito comendo ração, por exemplo, o dono pode usar comedouros interativos, que têm um ‘obstáculo’ para que ele coma mais devagar. Com relação a objetos, o ideal é ensinar o seu cachorro a trazer tudo o que pegar para você e soltar na sua mão. Isso tem que ser um trabalho constante: você precisa elogiar mesmo que ele solte uma coisa que é sua. O tutor tem que ter um pouco de paciência, mas é mais seguro para o animal”.
