Boa articulação da vereadora amambaiense Cida Farias (DEM) junto ao prefeito de Amambai, Dr, Bandeira; ao governador, Reinaldo Azambuja; deputado estadual e presidente da Câmara dos Deputados, Paulo Corrêa e junto ao secretário de infraestrutura, Eduardo Riedel garantiu a reforma da unidade educacional.
Patrícia Dapper e Raquel Fernandes
Amambai (MS)– No ano em completa 72 anos de história, a Escola Estadual Felipe de Brum ganhou de presente uma reforma geral em sua unidade, um pedido feito pela vereadora amambaiense Cida Farias em maio de 2021.
De acordo com o Governo do Estado, a unidade receberá reforma completa, com investimento de R$ 8.440.333,53. O extrato de contrato foi publicado na quarta-feira (19), e o prazo para a execução dos serviços é de 365 dais, a contar da data da ordem de serviços que será expedida pela Secretaria de Estado de Educação (SED).

Cida agradeceu Dr. Bandeira, Paulo Corrêa, Reinaldo Azambuja e Eduardo Riedel e todos os vereadores por terem atendido a indicação e entendido a importância da união em prol da cidade de Amambai. Na sexta-feira (21) ao visitar a obra, a vereadora se emocionou. “O sentimento é de muita gratidão de ver essa escola sendo reformada. A escola Felipe foi a primeira a ser instalada no município de Amambai e conta com uma grande comunidade escolar.”, disse a vereadora.
O prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, que já foi aluno da escola, não mediu esforços para que o projeto da reforma saísse do papel, entendendo a importância que a unidade escolar tem na vida de seus mais de 800 alunos matriculados e outros inúmeros estudantes que por ali passaram.
“É uma grande satisfação ver essa escola sendo inteiramente reformada. Com certeza é um marco histórico na comunidade escolar Felipe de Brum e na educação do município de Amambai”, comentou Dr. Bandeira.
O diretor da escola, Paulo Fernandes, conta que ao logo dos mais de 70 anos de existência, a escola recebeu melhorias e ampliações em sua estrutura, mas que a reforma geral era um anseio de toda a comunidade.

“Mesmo com diversas melhorias recebidas em sua estrutura ela não deixou de ser uma escola antiga, um prédio que necessita de uma reforma. Nós temos aqui problemas como represamento da água da chuva, que alaga a parte do pátio quando chove, pois a escola é mais baixa que a rua então a água fica toda represada em alguns locais. Isso faz com que essa umidade venha também para as paredes, danificando-as até mesmo na pintura.” , informou o diretor reforçando que a obra é de extrema importância e trará resultados positivos para a educação. “Um ambiente aprazível para se estudar é também importante para uma aprendizagem significativa. O aluno precisa do sentimento de pertencimento e uma escola com estrutura adequada e agradável contribuem para isso”, disse.
O diretor adjunto da escola, professor José Carlos, afirmou que essa reforma é uma grande conquista da comunidade e que os alunos serão os maiores beneficiados.”É um sonho da comunidade, então aumenta a qualidade da educação oferecida. É uma ampla reforma que dará uma nova dinâmica para a escola (…) estamos muito felizes”, comentou.
Aulas acontecerão na FIAMA enquanto durar as obras de reforma
As aulas dos alunos da rede estadual de ensino estão previstas para retornarem no dia 3 de março e, como a escola estará em obras, os alunos estudarão nas instalações da FIAMA, que também passa por alguns reparos para receber os alunos.