Juiz Eleitoral Dr. Ricardo Da Mata Reis concedeu entrevista ao site Amambai Notícias
Fonte: Geovana Biron – redação
Amambai (MS)- Em entrevista com a equipe do Amambai Notícias, realizada na tarde desta quinta-feira (3), o Juiz Eleitoral Dr. Ricardo Da Mata Reis, sanou dúvidas sobre as eleições de 2022.
Dr. Ricardo iniciou a Live salientando a importância da população regularizar os documentos para poder votar.
“O dia da eleição é uma data muito importante, porque é a data em que o eleitor faz a sua escolha pelos próximos quatros anos, sendo assim o eleitor é responsável também pelo que acontecerá nos próximos quatro anos”. Frisou o Juiz.
Aqueles que estão transferindo sua zona eleitoral ou que o título eleitoral está suspenso devem se dirigir ao cartório eleitoral até o dia 4 de maio para realizar a regularização de seus documentos.
O Juiz também aconselhou a população a não deixar de fazer a regularização no último dia, relembrando que estamos em período de pandemia e que imprevistos decorrentes da Covid-19 podem acontecer a qualquer momento.
Crimes Eleitorais
Dr. Ricardo ainda comentou sobre as mudanças que ocorrem nas eleições de 2022, como o forte combate à Fake News, que agora passa a ser considerado como crime eleitoral.
“A Justiça Eleitoral tem uma preocupação muito grande de que a informação seja prestada ao eleitor de forma correta… Quem reproduzir (imagens ou vídeos) tem que se assegurar que essa informação que está sendo repassada é minimamente verdadeira”, disse.
Propagandas eleitorais realizadas antes do dia 16 de agosto também serão consideradas como crime eleitoral.
A justiça Eleitoral também tratará as pesquisas de forma bem específica. Para serem realizadas e divulgadas, as pesquisas devem seguir determinados requisitos e ser registradas na Justiça Eleitoral. Quem não seguir essas exigências e divulgar uma pesquisa poderá responder a crime eleitoral.
Urna Eletrônica
Sobre as urnas eletrônicas, o Juiz garante a população que elas são 100% confiáveis e que não há nenhum fato concreto que descredibilize a urna.
Ricardo ainda desmente o boato que a urna eletrônica é usada apenas no Brasil, afirmando que há outros países que também utilizam essa ferramenta.
“O Brasil tem tecnologia de ponta na urna eletrônica”, frisou.
O Juiz finaliza a live destacando que todo o município de Amambai usa a urna eletrônica e tem o registro biométrico feito. Mas que em casos de emergências, Amambai também conta com urnas de modelo antigo.
O cartório eleitoral fica localizado na Rua Antônio Martins Dutra, nº 1521, atrás do fórum de Amambai e atende ao público das 12h às 19h.
Para conferir a live na íntegra gravada pelo repórter do Amambai Notícias Renison Costa com o Juiz eleitoral acesse: Amambai Notícias.