O deputado estadual esteve em Amambai no sábado (25), para conversar com lideranças da comunidade
Fonte: Raquel Fernandes e Geovana Biron – redação
Amambai (MS)- Após o conflito entre policiais militares e indígenas da Aldeia Amambai, que resultaram em 10 feridos e um óbito do indígena Vitor Fernandes, de 42 anos, o deputado Pedro kemp veio à Amambai para ouvir a comunidade indígena em relação aos conflitos na retomada da área Tujuri- Guapoy e conversar com diversas lideranças da comunidade. O encontro aconteceu neste sábado, 25 de junho.
De acordo com o deputado, a situação está bastante tensa na comunidade. “Os índios que ocuparam a sede da fazenda permanecem acampados na frente da propriedade e não descarto novas ocupações nos próximos dias.”, afirmou Kemp.
O deputado lamentou o ocorrido e também destacou sobre os motivos que levam ao presente conflito:
“Estive em Amambai no sábado, conversando com as lideranças indígenas. Lamentável o ocorrido, a rapidez e a forma truculenta como agiu a Polícia Militar, que resultou na morte de uma pessoa.
É preciso que o estado, em parceria com a polícia federal atuem no sentido de garantir a segurança das pessoas e em caso de conflito acionem mecanismos de negociação, fazendo prevalecer o diálogo.
Sabemos que o pano de fundo desses conflitos é a omissão do governo federal, que paralisou todos os processos de demarcação das terras indígenas e a etnia Guarani Kaiowa é a mais prejudicada por não ter seus territórios demarcados. Enquanto isso não se resolver, infelizmente teremos muitos conflitos ainda pela frente.”, explicou Pedro Kemp.