O IP nada mais é que um endereço dentro da internet. Quase como uma identidade intransferível de acordo com o local de acesso à internet.
Provedores de internet, o governo e os sites visitados, por exemplo, podem ter acesso ao seu endereço de IP como forma de identificar quem está acessando e usando seus serviços, algo, porém, que pode ser transpassado com determinados navegadores e recursos, como é o caso do OctoBrowser. Saiba mais!
Banimento de IP
Além de rastrear e conhecer seu IP, sites e provedores podem banir seu IP por algum motivo. Um determinado site pode não estar disponível em sua região e por isso seu endereço de IP é banido. Em outros casos, seu IP pode ser banido em um jogo online por diversos motivos, alguns deles podem não ser justos e mesmo assim não adianta recorrer.
Como contornar as proibições de IP?
Simplesmente “trocar” de IP pode ser uma prática muito trabalhosa sempre que se fizer necessário. No entanto, há algumas soluções que podem ajudar na hora de contornar as proibições de IP impostas por diversas plataformas, não importa o motivo.
Há uma série de recursos no mercado hoje capazes de ocultar ou mesmo alterar seu IP, como serviços de VPN e até navegadores focados na privacidade e usabilidade de seus usuários, como mencionado acima. Essas são maneiras de como contornar certos banimentos ou mesmo restrições ao seu IP ou tipos de endereços eletrônicos do mesmo tipo de sua região. Isso permite, claro, acessar um site restrito para sua região por motivos que não sejam ilegais ou mesmo retornar ao jogo que talvez tenha banido seu IP por uma causa injusta.
De qualquer forma, maneiras de ocultar ou mesmo alterar um IP ajudam muito na navegação segura e na maior privacidade dos usuários, por isso têm sido muito procuradas. Aproveite!