O deputado estadual Pedro Kemp (PT) defendeu, por meio de vídeo divulgado recentemente, que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul interceda com urgência junto ao Governo do Estado para estender o reajuste salarial também aos professores convocados.
Segundo Kemp, embora o governo já tenha concedido um reajuste de 7% aos convocados, a reivindicação da categoria — encabeçada pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) — é para que o aumento de referente à revisão geral também seja aplicado aos contratos temporários.
“Mesmo com os 7% que foram dados, ainda há uma diferença muito grande e significativa de salários em relação aos efetivos”, pontuou o parlamentar. Ele explicou que o reajuste dos convocados não depende de projeto de lei, sendo possível sua implementação por meio de decreto do governador.
Kemp afirmou ter conversado com o presidente da Fetems, professor Jaime Teixeira, que relatou estar em negociação com a Secretaria de Estado de Educação. “É uma reivindicação justa, até para ajudar a recompor as perdas da inflação do ano passado. Acredito que seria de bom tom atender esse pleito”, destacou.
O deputado ainda solicitou o apoio dos demais parlamentares da Casa para reforçar junto ao governo a importância da medida, visando garantir que todos os professores, independentemente do vínculo, sejam contemplados com o reajuste salarial.