Na manhã desta sexta-feira, 23 de maio de 2025, a Escola Municipal Polo Indígena Mboe Erenda Ypyendy, localizada na Aldeia Amambai, foi palco da abertura oficial do Programa Saberes Indígenas na Escola. Realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/FAIND) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Amambai), o evento reuniu lideranças indígenas, educadores, gestores públicos e representantes da comunidade acadêmica para reafirmar o compromisso com a valorização dos conhecimentos tradicionais indígenas dentro do espaço escolar.
O cerimonial de abertura destacou a importância do programa como uma iniciativa de resistência cultural e fortalecimento da identidade dos povos originários. Foi ressaltado que o momento representa mais do que o início de um programa de formação continuada, sendo um passo adiante na valorização dos saberes ancestrais, na construção de pontes entre tradição e educação e no fortalecimento da identidade e da resistência dos povos indígenas.
Representando a comunidade local, o Cacique e Professor Flaviano Franco, que também atua como coordenador adjunto da ASIE (Ação Saberes Indígenas na Escola), emocionou os presentes ao defender a presença viva das práticas culturais nas salas de aula. “Nossa cultura e nosso costume são vividos no dia a dia. Não é só em datas comemorativas. É muito importante que consigamos levar essas práticas para dentro da sala de aula”, ressaltou. Ele também destacou a presença dos rezadores como símbolo da resistência e da espiritualidade dos povos indígenas.
O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, também participou da cerimônia e reforçou a importância da integração dos saberes indígenas ao currículo escolar. “Fico feliz quando as pessoas se reúnem para discutir resgates e valores. . O mundo que eu sonho é um mundo de paz, com preservação do que é essencial para nossa vida, aliado ao uso consciente da tecnologia”, afirmou o prefeito.
Além das autoridades locais, marcaram presença o coordenador da ASIE pela UFGD, professor doutor Cássio Knapp; o professor mestre Gileandro Barbosa Pedro; a secretária adjunta de Educação, Rosemeire Charão; as professoras formadoras da instituição de ensino superior, doutoras Elaine da Silva Ladeia e Maysa Ferreira da Silva; e as coordenadoras técnicas da SEMED, Jucélia Boeira Salomão, Aline Keila Aparecida Gallo Soares e Angela Maria Robaldo Dutra Gallo.
O Programa Ação Saberes Indígenas na Escola atua como uma ponte entre a cultura tradicional e o ensino formal, buscando assegurar a dignidade, o reconhecimento e a continuidade dos saberes milenares que fazem parte da história dos povos indígenas brasileiros. Em Amambai, essa jornada foi iniciada com respeito, escuta e o firme compromisso de que esses saberes continuem vivos, pulsando nas escolas e nas novas gerações.
Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai