29.6 C
Dourados
quarta-feira, 16 de julho de 2025

Projeto inédito da Natura busca alertar sobre os primeiros sintomas de doenças neurodegenerativas

Iniciativa será implementada nas Revistas Natura para alertar sobre sintomas iniciais de doenças como Alzheimer e Parkinson, auxiliando no diagnóstico precoce e na busca pelo bem-estar das mulheres

- Publicidade -

A Natura utilizará suas revistas como uma plataforma de saúde e bem-estar e, desta forma, vai possibilitar que sua rede de Consultoras de Beleza e consumidores realizem um teste olfativo que pode indicar eventuais sintomas iniciais de doenças neurodegenerativas.

Estudos indicam que a perda ou alteração do olfato é um dos primeiros sinais de doenças neurodegenerativas¹, podendo surgir anos antes de problemas mais visíveis, como a perda de memória e das funções motoras. Apesar da importância desse alerta precoce, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que apenas 10% dos casos são diagnosticados, e cerca de 70% dos pacientes são mulheres. “Pesquisas demonstram que, quando descobertas com bastante antecedência, algumas doenças neurodegenerativas podem ser postergadas, prevenidas e aumentar as chances de desenvolver uma cura”, afirma Gustavo Vale, neurocientista da Natura. 

A iniciativa pioneira, idealizada em parceria com a AfricaCreative, começará a ser implementada como um piloto nos próximos meses em Minas Gerais. Com potencial de impactar aproximadamente 20 mil Consultoras de Beleza apenas nesse estado, a expectativa é que o projeto seja expandido para as revistas da marca em todo o país.

Para Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing e líder de pesquisa e desenvolvimento da Natura e Avon, o alcance das revistas reforça a relevância do projeto. “A Revista Natura chega hoje a mais de 1,6 milhão de Consultoras em todo o país, e estimamos que cada edição passa pelas mãos de 10 a 30 mulheres. Imagine o potencial que temos de oferecer a elas uma oportunidade real de cuidar da saúde e do bem-estar”, comenta a executiva.

O teste

O teste, que contém 20 fragrâncias inesperadas para uma revista de perfumaria, como queijo, naftalina e bacon, é combinado a um questionário de 20 perguntas que desperta atenção à percepção de cheiros pelas consumidoras e Consultoras. Se os resultados indicarem alterações, o ideal é observar se elas são frequentes e, em caso positivo, estas mulheres serão encaminhadas para um diagnóstico mais completo, conduzido pela NoAr Health e em colaboração com as prefeituras locais.

Projeto inédito da Natura busca alertar sobre os primeiros sintomas de doenças neurodegenerativas

O diagnóstico será realizado por meio de uma tecnologia 100% digital e automatizada, que combina testes olfativos e cognitivos. Essa etapa acontecerá em espaços públicos, podendo ser integrada às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de ampliar o acesso e apoiar as equipes de saúde da região.

O projeto piloto é uma parceria entre a Natura, o Instituto NoAr e a NoAr Health, healthtech focada na implementação de dispositivos médicos e baterias de testes que visam a identificação de doenças neurodegenerativas de forma precoce, formando agentes e implementando tecnologia de ponta nas unidades de saúde em cidades no Brasil.

Fonte: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

15 de Julho – Dia do Homem

- Publicidade-