Campo Grande (MS) – Os diretores das seis escolas melhores colocadas em nível estadual no 11º Prêmio Nacional de Gestão Pública receberam hoje (7) do governador André Puccinelli e da secretária estadual de Educação, Nilene Badeca da Costa, os computadores a que tiveram direito pela classificação. Todos os representantes das 38 escolas inscritas na edição 2010 do prêmio participaram da cerimônia, realizada em Campo Grande.
O governador reiterou as dirigentes o compromisso de implementar ações prioritárias na área do ensino e destacou que o aperfeiçoamento da gestão é uma ferramenta essencial para avançar nessa área. “Os resultados apresentados aqui são alguns dos muitos exemplos de que podemos melhorar a qualidade da gestão; decorrente dela, melhorar a qualidade do ensino; e, com essa melhoria, ter cidadãos com mais oportunidades”, afirmou André.
Destaque nas iniciativas bem sucedidas, os projetos que envolvem a interação entre pais, professores, gestores, alunos, e a comunidade que vive próxima às escolas mereceram reconhecimento. “Não será só o governo, a Secretaria, ou o diretor, mas seremos todos nós que iremos fazer o que quisermos do Mato Grosso do Sul, e será através da educação. Seremos nós a inserir no nosso estudante o sentimento de posse; a fazer a comunidade participar, fazer com que os pais entendam que seu papel também é o de acompanhar, de ajudar a fazer dos filhos vencedores na sociedade”, disse o governador.
Melhor classificada na avaliação entre as escolas públicas de Mato Grosso do Sul, a Escola Estadual Paulo Freire, de Iguatemi, já garantiu também uma vaga entre as seis melhores em âmbito nacional. Enquanto aguarda a viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, oferecida pela Embaixada Americana, e a divulgação do resultado do prêmio nacional, a unidade de ensino colhe os frutos do trabalho. “Já é uma escola vencedora, por estar entre as melhores do Brasil. Com a troca de experiência que vai acontecer lá fora, a escola Paulo Freire vai poder mostrar como a qualidade da educação de Mato Grosso do Sul já mudou”, comemora a secretária Nilene Badeca.
A diretora da escola vencedora, Cecília Welter Ledesma, tem grandes expectativas sobre o encontro com dirigentes educacionais do mundo todo. “É melhor que qualquer pós-graduação que eu pudesse fazer. Sei que vou aprender muito”, ela diz.
Para a coordenadora estadual do Prêmio, Francisca Ovando dos Santos, tão importante quanto os prêmios e o reconhecimento das ações, é a cultura de autoavaliação que o concurso promove. Para participar a escola precisa apresentar e comprovar um relatório contemplando as cinco dimensões que envolvem a gestão educacional: gestão de resultados educacionais, gestão participativa, gestão pedagógica, gestão de pessoas e serviços e gestão de recursos. Ou seja, a unidade necessariamente precisa passar por todas as etapas de avaliação, desde a sua proposta curricular, frequência dos alunos, as inovações pedagógicas que promovem a permanência dos alunos em sala, capacitação de funcionários, integração com a comunidade, busca de parceiros para captação de recursos financeiros até a preservação do ambiente escolar.
A relação das escolas melhores classificadas em Mato Grosso do Sul é formada por:
1º Lugar – Escola Estadual Paulo Freire, do município de Iguatemi – indicada para representar o Estado de Mato Grosso do Sul no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Destaque Brasil;
2º Lugar – Escola Municipal Manoel Martins, município Ponta Porã;
3º Lugar – Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, Campo Grande;
4º Lugar – Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, Campo Grande;
5º Lugar – Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, Campo Grande;
6º Lugar – Escola Estadual José Alves Ribeiro, do município de Rochedo.
Notícias MS

