Depois de revolucionar os procedimentos em urologia e gastroenterologia, a tecnologia robótica chega para transformar a ginecologia na capital sul-mato-grossense. O lançamento da cirurgia robótica ginecológica aconteceu na noite da última segunda-feira (18), no Hospital Cassems de Campo Grande (HCCG), com palestra do médico Rogers Camargo Mariano da Silva, referência nacional em cirurgia minimamente invasiva e robótica. Ele também participou das primeiras cirurgias realizadas nesta terça-feira (19).
Segundo o especialista, a cirurgia robótica representa um avanço em relação às cirurgias convencionais, oferecendo maior precisão, recuperação mais rápida e cuidado mais humanizado. “O robô permite movimentos delicados e controle preciso, reduzindo o tempo de internação e garantindo melhores resultados para as pacientes. É uma inovação para Mato Grosso do Sul e eleva a qualidade do trabalho do cirurgião”, afirma Mariano.
Ele também destacou a importância da Cassems em trazer a tecnologia para Mato Grosso do Sul e aposta em novos avanços. “Quando uma instituição como a Cassems investe em inovação, abre caminho para muitas tecnologias que ainda virão e que vão transformar a prática médica e o cuidado aos pacientes.”
De acordo com a médica ginecologista e diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o novo serviço reforça o compromisso da Caixa dos Servidores em buscar alternativas que aliam à assistência de qualidade com tecnologia.
“A Cassems tem um olhar para o cuidado e para o futuro. Está sempre investindo em alternativas que tragam um real valor na saúde dos servidores públicos. Prova disso, é o parque tecnológico de robótica do nosso Hospital Cassems, que temos avançando progressivamente, ampliando as possibilidades de tratamentos”, pontua Maria Auxiliadora.
Para a médica ginecologista e presidente da Sogomat, Rita Tavares dos Santos, e que participa de uma das primeiras cirurgias robóticas ginecológicas no HCCG, o procedimento é uma evolução da laparoscopia.
“O procedimento assistido pelo robô, permite maior precisão, movimentos delicados e qualidade superior mesmo em cirurgias complexas. A técnica é minimamente invasiva, feita por pequenos orifícios, sem que o cirurgião coloque a mão diretamente na barriga da paciente, tornando o pós-operatório mais rápido, assim como a retomada da rotina da paciente”, pontua a médica.
A secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite, prestigiou o lançamento da cirurgia robótica ginecológica no Hospital Cassems de Campo Grande, e reconheceu os investimentos feitos pela Caixa dos Servidores. “A Cassems está de parabéns porque, mais uma vez, sai na frente e, com isso, a gente espera que outros hospitais venham caminhar lado a lado. Hoje, o sistema robótico traz mais uma especialidade, que no caso é a ginecologia. Já está provado cientificamente, quanto essa tecnologia é tão boa para os nossos usuários”, avalia a secretária.
Fonte: Gustavo de Deus / Assessoria Cassems