28.5 C
Dourados
sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Mulheres indígenas recebem certificação do Programa Teko Porã em Amambai

Evento celebrou a formação de 49 alunas no curso de cabeleireira profissional, promovendo autonomia e fortalecimento comunitário.

- Publicidade -

Na tarde desta quarta-feira (10), às 14h, a Escola Municipal Mbo’eroy Guarani Kaiowá foi palco da cerimônia de certificação dos estudantes da Meta 2 – Fortalecimento de mulheres e jovens indígenas, promovida pelo Programa Teko Porã, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O evento marcou a entrega de certificados e kits de cabeleireira profissional a 49 alunas que concluíram a formação, ministrada pelo professor e cabeleireiro Marcos Rogério Andrade Ferreira.

Entre as autoridades presentes estiveram o Secretário-Executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, a reitora do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano, o pró-reitor de Extensão do IFMS, Anderson Martins, o diretor-geral do campus de Ponta Porã, Izidro dos Santos de Lima Junior, a Coordenadora da Meta 2 do Programa Teko Porã, Flária Carolina da Costa, a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Ligia Maria Maraschi da Silva Piletti, e a supervisora geral do programa, Laryssa Brasil. Também prestigiaram a cerimônia o vice-cacique da Aldeia Amambai, Hernani Cáceres, o diretor da Escola Estadual Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, Duadino Martines, a vereadora Suzana Ulisses, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Dias, e a secretária de Educação, Rosemeire Charão.

Durante a solenidade, as falas destacaram a importância da formação como caminho para a autonomia das mulheres indígenas e o fortalecimento da comunidade.

O Secretário-Executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, ressaltou a relevância do investimento na capacitação:

“Parabéns a todas as mulheres que estão se formando e irão receber esse kit. A gente espera que vocês sejam multiplicadores, que sejam apenas uma semente, mas que dará frutos. É um investimento. Nós queremos que cada vez mais o governo brasileiro, como um todo, seja esse apoiador, estimulador e fomentador.”

A reitora do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano, reforçou o impacto social da iniciativa:

“Enquanto mulher, eu fico muito feliz em ver que vocês terão um pouco mais de autonomia. Poder pegar esse kit aqui e conseguir uma renda para vocês também é muito importante.”

Já a supervisora geral do Programa Teko Porã, Laryssa Brasil, destacou o simbolismo do momento:

“É com satisfação que participo da entrega dos certificados do curso de cabeleireiro aqui na Aldeia Amambai. Este momento marca não apenas a conclusão de uma formação, mas também a abertura de novas oportunidades de trabalho e autonomia para cada participante. Parabenizamos os formandos e suas famílias, que agora carregam consigo mais uma ferramenta para fortalecer a comunidade e construir caminhos de bem viver.”

O curso de cabeleireira profissional é uma das ações do Programa Teko Porã, que busca fortalecer mulheres e jovens indígenas por meio de iniciativas voltadas à educação, autonomia econômica e valorização cultural.

Fonte: Geovana Biron /Amambai Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-