A empreendedora Aucléia Nunes de Souza, de Amambai, representará Mato Grosso do Sul na categoria Produtora Rural, na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, cujo resultado será anunciado nos dias 30 e 31 de outubro, em Florianópolis (SC). Ela chegou à final após vencer a fase estadual, com mais de 100 inscrições, e também conquistar o primeiro lugar na etapa regional – Centro-Oeste. O resultado foi divulgado na última terça-feira (16).
Além de empreendedora, Aucléia é presidente da Associação União das Mulheres Empreendedoras Rurais de Amambai, e se destaca pelo protagonismo no fortalecimento da agricultura familiar e na valorização do trabalho coletivo das mulheres do campo. A trajetória de sucesso começou há 10 anos, no município localizado na região sul do Estado.
Iniciar o próprio negócio não foi fácil. Com poucos recursos e capacitação, ela enfrentou um começo desafiador, mas não desistiu do sonho de montar uma agroindústria. Assim nasceu, em 2015, a “Hora do Pão”, dedicada à produção artesanal de pães. “Eu venho de uma família tradicional da agricultura e vivi a maior parte da minha vida no campo. Não fiz faculdade e não utilizava os meios que utilizo hoje, como as ferramentas que tenho para trabalhar. Então foi pouco a pouco [a construção da empresa], uma conquista dia após dia”, relembra a empreendedora.
O ponto de virada veio em 2016, quando ela formalizou a empresa. A ação abriu portas para que a empreendedora participasse de projetos e capacitações, além de possibilitar investimentos em maquinário e a busca por novos mercados. A agroindústria foi a primeira aberta na cidade de Amambai, onde segue até hoje.
Mesmo com as dificuldades iniciais, Aucléia não desistiu do sonho de ter a sua empresa
Essa não é a primeira vez que Aucléia participa do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Em 2017, ela se inscreveu, mas não alcançou a pontuação necessária. “De lá pra cá, a minha história progrediu bastante, e eu posso dizer que, apesar de um começo bem difícil, a minha força de vontade, determinação e busca por informações me trouxeram até onde estou hoje”, afirma.
“Para mim, é uma emoção muito grande estar participando da premiação, é de fato muito gratificante. E o Sebrae me proporcionou essa oportunidade de contar a minha história. Confesso que estou muito feliz e emocionada”, finaliza.
Aucléia irá representar não apenas Mato Grosso do Sul, mas também toda a região Centro-Oeste na etapa nacional
A etapa nacional do Prêmio será realizada durante o Delas Summit 2025, em Santa Catarina. Considerado o maior evento de empreendedorismo feminino da região Sul, o encontro é promovido pelo Sebrae e reúne palestras, networking e mais de 300 expositoras, impulsionando o ecossistema empreendedor feminino no Brasil.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
O PSMN integra o programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso e tem como missão valorizar e incentivar mulheres empreendedoras em todo o país. Mais do que reconhecer trajetórias, a iniciativa busca fortalecer a rede feminina de negócios, promovendo visibilidade, trocas de experiências e inspiração para novas líderes.
Durante a cerimônia estadual, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destacou o impacto da premiação, que chegou à 21ª edição neste ano. “Colocamos em evidência o trabalho, a coragem e a valentia dessas mulheres que ousaram transformar seus sonhos em realidade. Esse Prêmio traz à luz a capacidade de cada uma em garantir sua autonomia financeira, gerar renda e inspirar outras mulheres. O empreendedorismo feminino é um mecanismo vivo, e o Sebrae/MS apoia esse movimento por meio de capacitação, construção de oportunidades e acesso a mercados”, afirmou.
Desde 2004, o Prêmio já recebeu mais de 100 mil inscrições em todo o país e reconheceu mais de 200 mulheres, que hoje inspiram outras empreendedoras a investirem em seus projetos e ampliarem sua presença no mercado.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou acesse: ms.sebrae.com.br.
Fonte: Por Rebeca Ferro e Natália Moraes /Sebrae