32.7 C
Dourados
quinta-feira, 23 de outubro de 2025

MS vai defender ‘olhar de modernidade’ para questões ambientais no COP30, diz secretário

- Publicidade -

O secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, disse que Mato Grosso do Sul vai defender na COP30 – a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que acontece em novembro, em Belém (PA) – um “olhar de modernidade” para as questões ambientais que tragam resultados mais efetivos e construam consensos e mudanças duradouras, conforme os objetivos expressos pelos participantes do evento.

“Percebemos que essa política de comando e controle não é suficiente. Pelo contrário. É reativa, olha o dano depois que aconteceu. Devemos atuar na mudança de comportamento da sociedade. Ter um olhar de modernidade. Mato Grosso do Sul teve a capacidade de incorporar essa mentalidade e manifestar em ações concretas que chamam a sociedade para ser parceira nessa missão. Esse é o desafio e essa é a pauta que vamos levar à COP30”, disse Falcette, durante a abertura do 1° Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, no auditório da Faculdade Senai da Construção, em Campo Grande.

O evento reúne líderes locais, autoridades subnacionais, especialistas internacionais, representantes da academia, do setor privado e organismos de cooperação, com o objetivo de avançar na ação climática, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável. Além de Falcette, participaram da cerimônia de abertura o secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) de Campo Grande, Ademar Silva Junior; o secretário executivo do Iclei para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo; a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues; a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Vivina Dias Sol Queiroz; e o prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten.

MS vai defender ‘olhar de modernidade’ para questões ambientais no COP30, diz secretário
MS vai defender ‘olhar de modernidade’ para questões ambientais no COP30, diz secretário
Foto: João Prestes

O ICLEI (Sigla para a descrição Governos Locais pela Sustentabilidade) é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O Governo de Mato Grosso do Sul é o principal associado do Iclei na Região Centro-Oeste, conforme afirmou o próprio secretário executivo da Rede, Rodrigo Perpétuo. Segundo ele, o esforço atual é sincronizar e integrar as agendas de biodiversidade, clima e espécies migratórias, assuntos paralelos que se encontrarão na COP30 e o Iclei quer que haja uma sintonia nessas discussões.

O evento

O 1° Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil se desenvolve com palestras, debates e painéis nessa quarta-feira (22) e quinta-feira (23), sempre na Faculdade Senai de Construção, localizada na esquina da Avenida Rachid Neder com a Rua Caxias do Sul, bairro Cruzeiro, em Campo Grande. Na sexta-feira (24) está prevista uma visita técnica que deve acontecer no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) ou no Bioparque Pantanal.

Fonte: João Prestes, Comunicação Semadesc

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-