30 C
Dourados
quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Vereadores apresentam indicações, requerimentos e projeto de lei durante sessão da Câmara de Amambai nesta segunda-feira (3)

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Amambai realizou, nesta segunda-feira, 3 de novembro, mais uma sessão ordinária com a participação dos 13 vereadores. Durante a reunião, foram apresentadas diversas indicações, requerimentos e moções voltados para áreas como infraestrutura, cultura, esporte, assistência social, valorização de servidores e preservação ambiental.

Após a leitura das correspondências, foram apresentadas as indicações, requerimentos e projeto de lei.

Projeto de Lei – Lígia Borges
A vereadora apresentou o Projeto de Lei que declara de utilidade pública municipal a Associação Guapoy. O projeto contou com a assinatura conjunta dos vereadores Cida Farias, Dr. Cassiano Cardozo, Joanir Martins, Paulo Sérgio Locutor, Roberto Sangue Bom e Runes de Oliveira.

Requerimento – Éder Pinzan
Solicitou informações sobre os motivos da paralisação das obras da rede de esgoto da Vila Planalto, que foram interrompidas, deixando parte dos moradores em situação de desconforto. Assinaram junto: Darci, Jota Roberto, Rosa Linda Rodrigues, Suzana Ulisses e Talyta Escobar.

Indicações apresentadas

Runes de Oliveira (Sabão)
Indicou a extensão da rede de energia elétrica da Rua Duque de Caxias, interligando-a ao Conjunto Habitacional Pôr do Sol II.

    Darci José
    Sugeriu a implantação de pomares comunitários com diversas espécies de frutas nas aldeias Amambai, Jaguari e Limão Verde. Assinaram junto: Éder Pinzan, Jota Roberto, Rosa Linda Rodrigues, Runes de Oliveira, Suzana Ulisses e Talyta Escobar.

    Roberto Sangue Bom
    Solicitou ao deputado estadual Marcio Fernandes a destinação de emenda parlamentar de R$ 30 mil ao Instituto Histórico e Geográfico de Amambai – Museu Municipal, para reforma e melhorias na estrutura física.

    Rosa Linda
    Indicou a revitalização do parquinho da Praça Central Coronel Valêncio de Brum, com troca total da areia e instalação de cercado ao redor do espaço infantil. Assinaram junto: Darci, Éder Pinzan, Jota Roberto, Suzana Ulisses e Talyta Escobar.

    Dr. Cassiano Cardozo
    Solicitou ao prefeito Sérgio Diozébio Barbosa e à Energisa o rebaixamento da rede elétrica e melhorias na iluminação pública no trecho da rodovia Amambai/Caarapó (Km 2).

    Joanir Martins
    Indicou a construção de um Centro Cultural Indígena na Aldeia Limão Verde, com espaço para atividades tradicionais, apresentações culturais, oficinas de artesanato e valorização da língua e dos costumes indígenas.

      Talyta Escobar
      Sugeriu a instalação de redutor de velocidade (quebra-molas) no prolongamento da Rua Marechal Deodoro, próximo ao Parque da Cidade, entre as ruas Tamarindo Pimentel e Moacir Pimentel. Assinaram junto: Darci, Éder Pinzan, Jota Roberto, Rosa Linda Rodrigues, Runes de Oliveira e Suzana Ulisses.

      Paulo Sérgio Locutor
      Indicou ao prefeito Sérgio Diozébio Barbosa e ao engenheiro Gilson Marcos da Cruz Filho, da 11ª Regional da Agesul, a recuperação da estrada do Bila e das cabeceiras da ponte do Boca Rica, nas proximidades da Fazenda Mangueira Velha.

      Jota Roberto
      Solicitou ao deputado federal Rodolfo Nogueira a instalação de um sistema de hidrantes nas dependências da APAE de Amambai.

      Suzana Ulisses
      Indicou estudo técnico, jurídico e orçamentário para regulamentar o pagamento de gratificação de plantão ou horas extras aos conselheiros tutelares do município, conforme previsto no ECA e nas normativas do Conanda.

      Cida Farias
      Propôs estudo técnico para alteração da Lei Complementar nº 099/2024 – Plano Diretor, no capítulo sobre o macrozoneamento urbano. Assinaram junto: Dr. Cassiano Cardozo, Joanir Martins, Lígia Borges, Paulo Sérgio Locutor, Roberto Sangue Bom e Runes de Oliveira.

      Lígia Borges
      Além do projeto de lei, apresentou Moção de Repúdio ao Decreto nº 12.686/2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (PNEEI) e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.

      Éder Pinzan
      Além do requerimento, apresentou moção de congratulação à coordenadora da Pastoral da Criança, Adriana Gaedicke, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

      Confira a Palavra Livre na transmissão da sessão no canal do YouTube da Câmara Municipal de Amambai, a partir do minuto 03:14:00.

      Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

      - Publicidade -

      Últimas Notícias

      - Publicidade -

      Últimas Notícias

      - Publicidade-