Nesta quarta-feira dia 3 de dezembro de 2025, a Coordenadoria da Mulher promoveu a reunião de encerramento anual da Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, reunindo instituições parceiras para avaliar as ações de 2025 e definir estratégias conjuntas para o ano de 2026.
Segundo Maria Derli Jaime, gestora da Coordenadoria da Mulher, a reunião foi de extrema importância, pois foram debatidas melhorias para o fortalecimento da rede, propostas para a formalização de decretos municipais, além da apresentação dos principais trabalhos, atividades e atendimentos realizados ao longo do ano pelas instituições que compõem o grupo.
Os participantes também discutiram fluxos de atendimento, integração entre serviços e a ampliação de ações preventivas e educativas no município.
Atualmente, a Rede de Enfrentamento de Amambai tem se destacado como referência na região e no Estado. Esse reconhecimento se deve ao diálogo constante entre as instituições e ao fácil acesso que a Coordenadoria da Mulher mantém com as autoridades que integram a rede, garantindo respostas rápidas e alinhadas para cada situação.
O encontro também contou com a apresentação do Sargento Adelino de oliveira Schibilski coordenador do Programa Promuse e do projeto Reinventando Masculinidades, que apresentou um balanço das atividades realizadas ao longo de 2025.
Entre os dados expostos estiveram: o número de medidas protetivas recebidas, fiscalizações realizadas, prisões por descumprimento, ocorrências de violência doméstica atendidas, além do quantitativo de palestras do projeto Reinventando Masculinidades e o número de pessoas alcançadas pelas ações educativas.
A reunião contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas:
- Dra – Nara Mendes dos Santos Fernandes – Promotora de Justiça do Ministério Público
- Dr – Renan da Silva Pinto – Juiz da Vara Criminal
- Dr – Guilherme Thiago de Andrade – Delegado da Polícia Civil
- Everton Myler Franco – Comandante da 3ª CIPM
- Jaime Vizotto – Vice-prefeito, representando o Poder Executivo
- Maria Helena Rozin Barbosa – Primeira-Dama
- Representantes da Polícia Científica, SMAS, Polícia Militar Ambiental, Projeto Florestinha, SESAI, SEMED, SECOM, CAPS/Dialogando Igualdades, Promuse, CONSISP e da Faculdade Uniasselvi
Além do compartilhamento de experiências, o encontro reforçou a importância da atuação integrada entre os órgãos públicos e instituições da sociedade civil.
Os participantes destacaram que a união da rede é fundamental para garantir atendimento humanizado, prevenção contínua e respostas mais eficientes às situações de violência.
Ao final, um momento de integração entre os participantes fortaleceu os vínculos e reafirmou o compromisso coletivo com a proteção das mulheres e meninas de Amambai.
Fonte: Secom/ Prefeitura de Amambai
