27.3 C
Dourados
sábado, 3 de maio de 2025

Concurso do Correios premia alunas das Dr. Fernando e Dom Aquino de Amambai

- Publicidade -

11/05/2012 10h12 – Atualizado em 11/05/2012 10h12

Concurso do Correios premia alunas das Dr. Fernando e Dom Aquino em Amamba

Fernanda Moreira / Da Redação

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios – é responsável pela organização anual de um concurso de redação de cartas, que visa fomentar a criatividade de alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. O concurso é desenvolvido nas fases escolar, estadual e nacional.

A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las.

Na fase estadual são premiadas as três melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional.

O tema deste ano foi “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. A aluna Francielli Almeida da Silva Benites, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Dom Aquino Corrêa escreveu ao atleta Diego Hipólito e a aluna Beatriz Nogueira da Silva, do 9º ano da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa escreveu à ginasta olímpica Daiane dos Santos. A terceira colocada na fase estadual foi a aluna Yasmin Dorigon Torres, da Escola Municipal Danda Nunes, de Campo Grande.

A professora das alunas amambaienses, Gilvanda Reis, recebeu os cumprimentos do Diretor Regional Adjunto dos Correios, Genivaldo de Oliveira Lacerda. “O certo seria premiar também a professora, pois é inédito uma mesma professora ser orientadora de duas alunas premiadas, e eu acho isso maravilhoso, mostra o compromisso que ela tem com seus alunos”, disse Genivaldo.

Para o diretor, realizar a entrega de prêmios para alunas de escolas situadas no interior do Mato Grosso do Sul é uma honra. “Considero uma honra poder vir até Amambai, interior do estado para entregar prêmios para essas alunas, ainda mais por serem alunas de escolas públicas, pois, com todos os desafios que a educação pública têm, o talento dessas alunas e a dedicação da professora Gilvanda, mostra que é possível sim termos um ensino público de qualidade”, frisou Genivaldo.

Francielli e Beatriz concorreram com representantes de mais 70 escolas do estado do Mato Grosso do Sul, sendo 25 apenas de Campo Grande. Para Francielli, ter sua redação escolhida como ganhadora da etapa estadual foi uma surpresa. “Escrevi com aquela vontade de ganhar, mas sem achar que iria mesmo, então, foi uma surpresa quando a professora comunicou dentro da sala que eu havia ganhado. Fiquei muito feliz”, conta a aluna. Francielli, de 15 anos, recebeu como prêmio um notebook, a escola Dom Aquino também foi premiada com um notebook.

“Achei muito legal ter participado desse concurso, bem diferente. Gosto muito de escrever e esse prêmio me faz querer me esforçar ainda mais para crescer como aluna”, comentou Beatriz, de 13 anos, que ficou em segundo lugar na etapa estadual e levou pra casa um aparelho portátil de som.

Na Escola Dom Aquino, a cerimônia da entrega da premiação para a aluna Francielli contou com a participação de autoridades das áreas da educação e política do município de Amambai, além dos pais da aluna, Jadson Tavares Benites e Sueli Almeida da Silva. Francielli fez a leitura de sua redação e agradeceu à professora Gilvanda Reis toda a orientação para participar do concurso.

A cerimônia de premiação da aluna Beatriz foi realizada no período vespertino e contou com a participação do Vereador Coconho e da professora Nancy Pissini, representando a secretaria de educação do Estado de Mato Grosso do Sul. A aluna compareceu acompanhada de seus pais, Antonio Carlos da Silva e Sueli Batista Nogueira.

Sobre o Concurso Internacional de Redação de Cartas

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela UPU – União Postal Universal, sediado em Berna – Suíça.

Participam estudantes com até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais. O resultado da fase nacional brasileira do concurso já foi divulgada e a aluna amambaiense Francielli Almeida da Silva Benites ficou em 8º lugar.

A grande vencedora da etapa nacional foi a aluna Joyce Lima Moreno, da cidade de Pojucá, na Bahia.

Momento em que a aluna do Dom Aquino, Francielli, que ficou em primeiro lugar na etapa estadual recebeu o prêmio das mãos de Genivaldo de Oliveira Lacerda, Diretor Regional Adjunto dos Correios MS. Foto: Moreira Produções.

A Escola Dom Aquino também recebeu um notebook como prêmio do Concurso. Foto: Moreira Produções.

A aluna da Escola Fernando Corrêa, Beatriz,  com seus pais, a professora orientadora Gilvanda, e o Diretor Regional Adjunto, Genivaldo. Foto: Moreira Produções.

A aluna Beatriz fez a leitura de sua redação, que ficou em segundo lugar na etapa estadual. Foto: Moreira Produções.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-