15.7 C
Dourados
sábado, 24 de maio de 2025

7 de setembro: o Brasil é um país independente?

- Publicidade -

06/09/2012 18h00 – Atualizado em 08/09/2012 00h30

No dia 7 de setembro, uma reflexão: o Brasil é um país independente?

Da Redação

Nessa quarta-feira (7) o Brasil comemora 190 anos de independência, fato que representa o processo que culminou na emancipação política do território brasileiro do Reino de Portugal, no início do Século XIX.

De acordo com a historiografia clássica do Brasil, no dia 7 de setembro, às margens do Riacho Ipiranga, onde atualmente é situada a cidade de São Paulo, o príncipe e regente do país, Dom Pedro de Alcântara Bragança (Dom Pedro I) teria bradado perante a sua comitiva o famoso “Grito do Ipiranga”, ao bradar “Independência ou Morte!”. Essa versão é contestada por alguns historiadores em nossos dias, mas o fato é que o Brasil hoje é um país independente e livre nos quesitos políticos, econômicos e sociais, muito diferente do Brasil dependente que havia em 1800.

Desfile cívico-militar

Nesta sexta-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, acontece em Amambai o desfile cívico militar.

A partir das 8 horas, escolas e exército desfilam na rua Dom Pedro II. O palanque oficial das autoridades será instalado em frente ao ginásio Flávio Derzi.

Em torno de 15 pelotões serão apresentados, representando as escolas de Amambai, compostos por alunos e professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior publico e privado. Após as escolas, desfilam os pelotões formados pelos Desbravadores e pelos militares do 17º RC Mec.

O desfile contará com a presença da banda do exército e da fanfarra da Secretaria de Assistência Social, que é formada por aproximadamente 60 meninos e meninas, que são assessorados pelo músico e militar Edernes de Souza.

Ordem de apresentação dos pelotões durante o desfile

As escolas e instituições participarão do desfile na seguinte ordem: EM Marlene Vilarinho, EM Tupã Ñandeva, EM Antônio Pinto da Silva, EM Vespasiano Martins, EM Julio Manvailer, EE Dom Aquino, EE Cel. Felipe de Brum, EM Maria Bataglin, EE Dr. Fernando Corrêa da Costa, Colégio Celq, EM Flávio Derzi, EE Mbo’ Eroy Guarani Kaiowá, EM João Rodrigues, Desbravadores e 17 RC MEC.

Para o transporte dos alunos residentes em regiões mais distantes do local do desfile, a Semed disponibilizará o ônibus que levará os alunos até o local.

Reflexão

O Dia da Independência é um convite ao povo brasileiro para refletir a respeito do espírito cívico e da independência de fato do país. Quando perguntados se o Brasil pode ser considerado um país realmente independente de outros, as opiniões da população divergem entre si.

Amambai Notícias perguntou: Você acredita que o Brasil é um país verdadeiramente independente?

Luciane Santana Lima (30), professora de História

“O Brasil é um país independente comercialmente e politicamente em partes, pois desde que foi implantado o capitalismo e a liberdade de comércio, o Brasil não se vê mais desvinculado dos outros países.”

Bruno Henrique Favareto (16) estudante

“O Brasil não pode ser considerado independente, pois toda a população depende um do outro, tanto no comércio quanto para de locomover de um local para o outro, resumindo o povo brasileiro ainda é muito dependente.”

Waldir dos Santos Fernandes (43), técnico em Eletrônica

“Sim, porque todos os brasileiros tem liberdade de expressão, os cidadãos dependem apenas de si mesmos para bem viver e a maioria ainda não depende das decisões do governo, mas de seus próprios esforços.”

Nery Areco (22), Técnico em Informática

“O Brasil não é independente, pois depende em muito de outros países em questões como petróleo, tecnologias e até mesmo nas culturas sociais e no modo de vida, pois o Brasil não possui uma identidade própria, importa sempre as idéias de outros países para formar a nossa identidade.”

Laura Bueno Vizotto (16), estudante

“O Brasil ainda depende muito da opinião de outros países quando se trata de acordos econômicos. Acredito que apenas na questão cultural o Brasil pode ser considerado independente, pois tem seus pontos culturais bem marcados.”

No dicionário Michaellis, versão eletrônica, o verbete “independente” tem como significado:
in.de.pen.den.te
adj (in+dependente) 1 Que não é dependente, que não depende de ninguém ou de nada; autônomo, livre. 2 Contrário a dependência ou às idéias de opressão. 3 Adverso à tirania ou ao despotismo. 4 Que não está sujeito; livre. 5 Diz-se do país que não está politicamente subordinado a outro. 6 Diz-se duma coisa que não tem relação com outra. 7 Gram Diz-se de uma palavra, locução ou oração, quando figura como frase autônoma, sem subordinar outra, estar subordinada a outra ou coordenar-se com outra. I. de fornecedor, Inform: equipamento ou programa que funciona com equipamentos e programas fabricados por outros fornecedores.

7 de setembro: o Brasil é um país independente?

Em torno de 15 pelotões desfilam no dia 7, representando as escolas de Amambai; logo após desfilam os pelotões formados pelos Desbravadores e pelos militares do 17º RC Mec.

Luciane Santana Lima (30), professora de História

Bruno Henrique Favareto (16) estudante

Waldir dos Santos Fernandes (43), técnico em Eletrônica

Nery Areco (22), Técnico em Informática

Laura Bueno Vizotto (16), estudante

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

23 de Maio – Dia da Tartaruga

- Publicidade-