16.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de junho de 2026

Estudantes acreditam que anulação do Enem 2010 é uma ‘injustiça’

- Publicidade -

A suspensão da edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país, determinada pela Justiça do Ceará nesta última segunda-feira, está dividindo opiniões. Além da divisão entre quem é contra ou a favor da suspensão, a palavra “injustiça” é a mais comum usada pelos estudantes que fizeram a prova.Às 10h48, a nota do SRZD que abre espaço para estudantes deixarem seus relatos tinha 367 comentários.

“Não quero que seja cancelado. Acho injusto que o fato de cerca de 1800 estudantes terem sido prejudicados, em um universo de mais de 4 milhões de estudantes, seja razão para a anulação de todo o processo”, diz Valéria Attayde. Ela fez a prova junto com o filho. “Os estudantes que marcaram o cartão errado, ou receberam a prova amarela, ou seja, 0,04% dos candidatos, devem fazer nova prova, mas o restante não”, completa.

Também contrário, o leitor Rodolfo Gomes Carneiro, defende a tese de que o índice de estudantes atingidos não é suficiente para causar suspensão do Enem.

“Sou totalmente contra! Se for anulada será uma injustiça contra os milhões de estudantes que se esforçaram e fizeram o ENEM sem erro em suas provas! Diz-se que apenas 71 mil estudantes foram prejudicados com o gabarito (dados fornecidos pelo INEP) e isto é apenas 2% do total de pessoas que fizeram o Exame (3,5 milhoes). Não estou dizendo que vocês, prejudicados, devam ficar no prejuízo… O erro foi da gráfica, e não do INEP ou MEC, isto está em documente emitido pela gráfica!”, relata.

Entre os que são a favor, as críticas com relação à desorganização da realização da prova são intensas, inclusive com relação às dúvidas dos próprios fiscais. É o caso da leitora Leila Andrade: “Acho que uma prova tão valiosa como o Enem não poderia se admitir erros, um absurdo uma prova como o Enem a nível de vestibular ser tão desorganizada”.

“Sou totalmente a favor!! Além das provas amarelas erradas, ainda tinha um erro e impressão no gabarito!!”, descreve a leitora Lilian. “Independente da fiscalização ter sido intensa, na escola em que eu fiz o Enem, nem os fiscais sabiam do erro, menos ainda como orientar os alunos que estavam com dúvidas.. Eu particularmente fui prejudicada pelo erro de impressão dos gabaritos”, afirma.

Redação SRZD

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-