Professora Maria Zavan: “Fiz o que gostava: ensinar não somente os conteúdos, mas principalmente detalhes para serem felizes”
“Hoje posso dizer que sou uma pessoa feliz e realizada. Fiz o que gostava. Conviver com as crianças, ajudá-las nos seus pequenos problemas, poder ensinar não somente os conteúdos, mas principalmente detalhes para serem felizes, tudo isso me deixa satisfeita e com uma saudade enorme de tudo e de todos. Quero poder voltar sempre à Escola Felipe, porque lá fui feliz”.
O depoimento, que serve de estímulo a todos trabalhadores em educação, em especial aos jovens profissionais, é da professora Maria Zavan, hoje aposentada após 25 anos completos de magistério em Mato Grosso do Sul. Do total de tempo de serviço, 24 anos foram lecionados na Escola Estadual Coronel Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai.
Maria Aparecida Zavan Cavicchiolli é casada com Nestor Cavicchiolli e é mãe de dois filhos, Rodrigo e Gabriel. Há um ano aposentada, Maria está morando em Campo Grande, onde seus filhos estudam. Só me aposentei agora, porque eu tinha de vir pra cá, não dava pra eu ficar sozinha aí em Amambai, marido em Miranda e o Gabriel aqui em Campo Grande”, explica a professora.
“Sobre minha trajetória profissional, o que posso dizer é que tudo passou tão rápido porque a alegria de acompanhar pessoas (alunos, pais, colegas de trabalho) durante todo esse tempo passou sem que eu percebesse tal a satisfação que sentia naquilo que fazia. (…) hoje sinto tanta saudade, que se pensar muito, choro.
Ela diz ainda que gostava tanto da sala de aula, quanto da sala de tecnologia, função que assumiu nos últimos anos na escola Felipe. “Embora tivesse os obstáculos, mas as coisas boas eram bem maiores; enfim adorava tudo”, finaliza Maria Zava.
Na semana passada, Maria Zavan esteve na escola estadual Cel. Felipe de Brum revendo amigos e matando a saudade. No intervalo, um gostoso lanche foi oferecido por ela aos seus colegas professores.
Da Redação
-
Content section component
-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

