10/06/2013 14h34 – Atualizado em 10/06/2013 14h34
Fonte: Mídia MS
O primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, em Dourados, foi realizado na noite de sábado (08). A motorista Maria de Lurdes Dino Nogueira, 35 anos, e a funcionária pública, Elza Soares Moreira Lima, 46 anos, oficializaram a união após 12 anos vivendo juntas.
A cerimônia num salão de eventos da cidade, reuniu os familiares e amigos das noivas. O enlace foi conduzido pela juíza de paz Magali Brandão Minhos e a escrevente Selma Marcondes Marques.
Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do Centro-Oeste a regulamentar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e alterar a nomenclatura nos novos registros das crianças adotadas por casais homoafetivos, que desde a publicação do promivmento 80 no Diário de Justiça, passa a constar a filiação, sem distinção de pai ou mãe. A Comissão da Diversidade Sexual já havia enviado requerimento, em fevereiro deste ano, para o Corregedoria Geral de Justiça, pedindo a regulamentação da união homoafetiva.
Contra
No mesmo dia, manifestantes evangélicos se reuniram na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, para protestar contra o casamento homossexual e a favor da família. Com faixas e cartazes, o manifesto percorreu as ruas do centro.
De acordo com os manifestantes, maior parte da 3ª Igreja Batista, a passeata não foi contra os gays, mas em favor da famiília tradicional. Oficialmente eles são contra a legalização do casamento e não do relacionamento homoafeitvo, que é algo particular.
Casamento Coletivo
Campo Grande celebra na próxima quarta-feira (12) o primeiro Casamento Civil Homoafetivo Comunitário de Mato Grosso do Sul. O evento será promovido pela Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Governo do Estado e movimentos sociais. A cerimônia já estava prevista mas teve sua data oficializada após a permissão da realização de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, regulamentado no último dia 2 de abril no Estado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS).

