11/09/2013 15h35 – Atualizado em 11/09/2013 15h35
Prato Consciente viraliza e tenta combater o desperdício de comida
Fonte: Consumidor Consciente
Em uma semana o vídeo obteve mais 390 mil compartilhamentos na rede social
Um vídeo no mínimo interessante tem rolado pela rede social. A ação partiu da Eco Benefícios contra o desperdício de comida. Hoje o Brasil é o 4° maior produtor de alimentos do mundo, mas desperdiça 39 toneladas de comida por dia – cerca de 20% das sobras de comida vão para o lixo. Essa quantidade alimentaria 19 milhões de brasileiros.
No início de agosto a equipe da DM9Sul e o cliente Ecobenefícios receberam com surpresa o alto número de shares espontâneos da campanha Prato Consciente no Facebook. Em uma semana o viral obteve mais de 390 mil compartilhamentos na rede social, a partir de um post de um internauta. A campanha não para de crescer, por dia a média de compartilhamentos ultrapassa os 50 mil.
O trabalho lançado no Dia Mundial da Alimentação em outubro de 2012 para reforçar a conscientização sobre o desperdício de alimentos no Brasil foi finalista em importantes festivais internacionais, como Cannes e Clio. O objetivo era alertar a população sobre o descarte exagerado de comida.
A DM9Sul criou um prato com tamanho 20% menor do que um prato normal, mesma porcentagem de comida descartada diariamente do País. Mais do que uma campanha, a ideia foi colocada em prática em restaurantes e refeitórios e o prato de tamanho reduzido tomou o lugar dos modelos tradicionais no almoço e jantar.
O resultado deste trabalho foi tão impactante que as organizações e empresas multinacionais começaram a procurar o modelo de prato criada pela DM9sul, para que fosse usado em seus refeitórios, além de mais informações sobre o consumo consciente.
Confira abaixo a reação das pessoas quando utilizaram os pratos:
