A estudante do sétimo ano da Escola Senador Filinto Müller em Fátima do Sul, Tainá dos Santos Souza, de 11 anos, está entre os 13 alunos da Rede Estadual de Ensino escolhidos para a etapa do concurso Soletrando, do programa de televisão “Caldeirão do Huck”.
A aluna foi selecionada entre 50 participantes da seletiva realizada pela instituição de ensino, onde está matriculada, com alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental. A iniciativa de participar do quadro partiu no diretor da escola, Altair Albuquerque, que vê a participação dos alunos como incentivo ao estudo. “É uma forma de despertar o interesse pela Língua Portuguesa”, acredita Albuquerque. A escolha das instituições de ensino pela produção do programa é baseada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Para Tainá serviu como estímulo para melhorar a nota na disciplina. “Queria participar para aprender e estudar mais”, diz a aluna com média nove em Língua Portuguesa. Quanto à disputa com os estudantes das outras escolas, a adolescente afirma que vai tirar de letra: “Acho que vou conseguir”, diz Tainá, confiante no resultado.
No dia 25 de outubro a estudante vai participar, em Campo Grande, de uma seleção realizada com representantes de outras 23 escolas do Estado, sendo oito da Rede Estadual, que se inscreveram no concurso. A etapa para seleção do representante de Mato Grosso do Sul terá participação dos 28 candidatos inscritos.
No ano passado a estudante Andresa Barbosa Mozer, da Escola Estadual Salomé de Melo Rocha, de Guia Lopes da Laguna, disputou, com alunos de Santa Catarina e Minas Gerais, a última vaga na semifinal do concurso no Rio de Janeiro. O vencedor recebe prêmio de R$ 100 mil e computadores para a escola em que estuda.
Fonte: Notícias MS

