21.7 C
Dourados
sábado, 27 de junho de 2026

Reeducandos de MS participam da 2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

- Publicidade -

Doze custodiados da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e quatro internos do Presídio Federal de Campo Grande realizam neste sábado (11) a prova da 2ª fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Eles obtiveram as melhores notas na 1ª fase entre os reeducandos que cursam as últimas séries dos ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual Polo Profª. Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, responsável pelo ensino nos presídios de Mato Grosso do Sul.

As provas serão realizadas no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (EPJFC), no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) e no Presídio Federal, unidades penais onde estão os detentos melhor classificados. A 6ª Obmep terá início às 13h30 (horário local). Este será o sexto ano em que a Escola Polo Regina Betine participa da olimpíada.

Assim como os demais estudantes do País, os internos irão responder de seis a oito testes discursivos. A correção será feita por comitês compostos por professores de matemática. Serão premiados 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil que receberão menção honrosa. Os vencedores serão anunciados em 26 de novembro. Professores receberão placas de homenagem, e as escolas, coleção de livros e vídeos, e kits de material esportivo.

Os alunos medalhistas que ingressarem na universidade, em qualquer área, ganham bolsa de iniciação científica e de mestrado em Matemática.

No ano passado, o reeducando Athos Gregório Rodrigues, do Instituto Penal de Campo Grande, recebeu um certificado de menção honrosa ao aluno pelo seu desempenho na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada em 2008.

A Obmep é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação. O concurso é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. Entre os objetivos da olimpíada estão: estimular o estudo da matemática, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e identificar e incentivar, nas redes públicas de ensino, talentos nas áreas científicas e tecnológicas.

De acordo com o Ministério da Educação, a Obmep de 2010 recebeu 19,6 milhões de inscrições de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Fonte: Sejusp

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-