A reunião entre o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), e representantes da Fetems – Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul – acabou sendo adiada para dia 9 de dezembro. O motivo seria um desentendimento por parte da equipe do governo quanto a proposta apresentada pela Federação.
Segundo Roberto Botarelli, secretário de finanças da Fetems, a equipe apresentou uma proposta que não condiz com o requerido pela classe.
“Saímos preocupados da reunião, tivemos que explicar novamente para o governador nossas propostas, queremos apenas a definição de uma política salarial, onde o professor ganhe um piso para 20 horas aulas, e não de 40h como é hoje, além da inclusão da regência”, afirma o secretário.
O impacto na folha salarial gira em torno de 16 a 19%, segundo cálculos da Federação. Neste ponto que a equipe do governo se equivocou e, na reunião desta segunda, afirmou que irá fazer outra projeção de impacto, e apresentar a nova proposta dia 9 para os professores.
“Vimos hoje que o governo dificilmente vai conseguir suprir nossas propostas, mas agora é esperar a posição apresentada dia 9”, comenta Botarelli.
A reunião foi iniciada por volta das 18h20 na governadoria, e teve término por volta das 20h50.
A Fetems, uma das maiores entidades sindicais sul-mato-grossenses, possui 69 sindicatos municipais filiados e representa mais de 20 mil trabalhadores na base, com 54% do funcionalismo público estadual.
Pauta
Na pauta da reunião a Fetems cobrou a definição de uma política salarial para professores e funcionários administrativos da rede pública estadual nos próximos três anos.
Entre as reivindicações dos professores está o pagamento do Piso Nacional, a realização de concurso público para diminuir o número de professores convocados e o aumento da oferta de cursos de profissionalização dos trabalhadores administrativos da educação.
Fonte: Midiamax/Vinícius Squinelo
