18.8 C
Dourados
sábado, 2 de agosto de 2025

Obra de acesso ao aeroporto de Brasília será concluída em março

- Publicidade -

04/01/2014 09h27 – Atualizado em 04/01/2014 09h27

Governo do DF prevê que obra de acesso ao aeroporto de Brasília será concluída em março

Ampliação da DF-047 vai beneficiar mais de 56 mil motoristas por dia e está com 70% de conclusão

Fonte: Portal da Copa

As obras na região de acesso ao aeroporto internacional de Brasília têm previsão de entrega até março deste ano. A ampliação da DF-047, com túnel e via exclusiva para ônibus, integra a Matriz de Responsabilidades da Copa, plano estratégico de investimentos em infraestrutura assumido pelas 12 sedes do Mundial. A urbanização da área será feita pela Companhia Urbanizadora do DF (Novacap) até 30 de abril, de acordo com informações do governo local.

Segundo estimativas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do DF, alguns trechos da obra podem ser concluídos e liberados antes do prazo, o que ajudaria a melhorar a fluidez na região. Com as melhorias finalizadas, o tempo de deslocamento do terminal ao setor hoteleiro reduzirá de uma hora para 15 minutos (em horário de pico), segundo estimativas do governo local.

Conhecida como Estrada Parque Aeroporto (EPAR), a pista que liga o aeroporto ao centro da capital começou a ser reformada em 2012. No projeto estão incluídas a construção de um viaduto e de duas vias marginais e a ampliação e restauração das duas pistas existentes. A estimativa é de que diariamente mais de 56 mil motoristas sejam beneficiados.
Construção

A obra da DF-047 está dentro do cronograma previsto pelo governo do Distrito Federal, com aproximadamente 70% de conclusão. Algumas fases do projeto estão mais avançadas, como o sistema de drenagem de águas pluviais, 85% finalizado.

Das 346 vigas previstas no projeto para cobrir o balão, 300 estão prontas e 61 já foram colocadas. Todos os pilares estão prontos. A construção de vias marginais e das paredes do viaduto foi concluída. Com o término dos sistemas de drenagem e escavação, restarão detalhes como meios-fios, grama e a finalização do balão rodoviário.
Projeto

As vias marginais servirão para separar o trânsito local. Já o viaduto vai agilizar o trajeto para quem estiver chegando ou saindo do aeroporto. Dessa forma, a avenida principal terá fluidez, reduzindo o tempo de viagem e o congestionamento. A vegetação do local foi retirada, mas será recomposta com terra e plantas típicas de Brasília. Todo o serviço na DF-047, executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, está orçado em R$ 43,4 milhões.

Portal da Copa/ Dezembro de 2013

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-