11/06/2014 15h50 – Atualizado em 11/06/2014 15h50
Fonte: Portal Brasil
Ruas pintadas, casas e comércios enfeitados, roupas verdes e amarelas compradas. Tudo pronto para a torcida vibrar no campeonato de futebol mais importante do Mundo. É a Copa do Mundo 2014 que começa nesta quinta-feira (12), às 17h com partida entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Uma novidade para a esta edição da Copa é que ela conta com uma seleção novata. A Bósnia e Herzegovina é o único time que vai disputar a Copa pela primeira vez este ano. Aliás, este será o segundo Mundial consecutivo em que haverá somente um debutante.
Na África do Sul 2010, foi a vez da Eslováquia. Já a edição da Alemanha 2006 contou com nada menos do que oito estreantes, entre eles Gana e Costa do Marfim, que também brigarão pela taça no Brasil.
E luta, raça e dedicação é o que não vai faltar em nenhuma seleção na briga pelo título de campeão mundial, e o povo brasileiro, claro, está a postos para comemorar, com muito fôlego, cada gol da seleção verde e amarela.
Mas antes mesmo do primeiro chute da Copa do Mundo, a população brasileira já vem comemorando algumas vitórias, todas conquistadas pela escolha do Brasil como sede do campeonato Mundial. São investimentos que somam em R$ 17, 6 bilhões e que foram divididos em diversas áreas, como educação, saúde, turismo, mobilidade urbana, segurança, entre outras. E tudo vai ficar como legado para a população.
Confira uma lista de dez fatos curiosos sobre o Mundial que será realizado no Brasil
Projeto Andar de Novo: pela primeira vez na história um paraplégico vai dar o pontapé inicial na Copa do Mundo da Fifa Brasil de 2014 com a ajuda de um exoesqueleto. O projeto, capitaneado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, está concluído.
Participação de oito campeões mundiais: com a última conquista da Espanha, a Copa do Mundo no Brasil vai reunir oito campeões mundiais: Brasil, Uruguai, Inglaterra, Argentina, Alemanha, França, Itália e Espanha.
Copa da diversidade: estudantes de escolas públicas que participam do Programa Mais Educação estão recebendo 48 mil entradas para os jogos da Copa. Outros 2 mil ingressos são distribuídos às populações indígenas por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Comitê Intertribal.
Bósnia e Herzegovina: pela primeira vez a seleção da Bósnia vai disputar uma Copa do Mundo. Ela estará no Grupo F, ao lado de Argentina, Irã e Nigéria.
Fortaleza vai receber dez títulos mundiais: o estádio Castelão vai sediar partidas de Brasil, Alemanha e Uruguai. Somados, são dez títulos mundiais em campo.
Investimentos que ficam no País: R$ 17, 6 bilhões em investimentos para a Copa do Mundo são para obras de infraestrutura e melhorias que ficarão no País. São investimentos em estações de metrô, terminais de integração, BRTS, VLTs, novas vias urbanas, investimentos em segurança, telecomunicações e turismo.
Três campeões mundiais no mesmo grupo: o grupo da morte desta Copa é formado por Uruguai, Inglaterra e Itália. São sete títulos mundiais, além da Costa Rica, disputando duas vagas pelo Grupo D.
Estádios sustentáveis: os 12 estádios da Copa preencheram os requisitos para conseguir o selo verde de sustentabilidade. O Castelão e a Fonte Nova já têm a certificação LEED.
Seleção de novatos: nenhum jogador da Seleção Brasileira é campeão do mundo.
Estatística a nosso favor: como lembrou David Luiz no coletivo da Seleção, Itália e Alemanha jogaram duas Copas em casa, ganharam uma e perderam outra. Como o Brasil já perdeu uma Copa em casa, em 1950, chegou a vez de sairmos vencedores.
