28/06/2014 08h46 – Atualizado em 28/06/2014 08h46
Enquete feita pelo Portal da Copa mostra que três jogadores da Seleção Brasileira se destacaram nas três rodadas iniciais do Mundial
Fonte: Portal da Copa
Ochoa (México); Johnson (EUA), David Luiz (Brasil), Godín (Uruguai) e Blind (Holanda); Luiz Gustavo (Brasil), Matuidi (França), Messi (Argentina) e Neymar (Brasil); Muller (Alemanha) e Robben (Holanda). Essa é a seleção ideal da primeira fase do Mundial montada por jornalistas especializados ouvidos pelo Portal da Copa. Votaram na enquete Gudryan Neufert (repórter do canal de televisão Fox Sports), Humberto Peron (colunista do diário esportivo Lance!), Luis Simon (blogueiro do UOL), Thiago Arantes (correspondente da ESPN na Espanha) e Thiago Rocha (repórter do iG).
Se ainda vai ter que enfrentar uma chave difícil até uma hipotética final, a seleção brasileira aparece credenciada em relação ao desempenho na primeira fase, já que conta com três jogadores na equipe: o zagueiro David Luiz, o volante Luiz Gustavo e Neymar, que na escalação dos jornalistas foi deslocado para uma posição ofensiva no meio-campo, ao lado de Messi.
Os países emergentes, que não contam com nenhum título mundial no currículo, mas fizeram boa campanha na fase de classificação, também estão representados. O goleiro Ochoa, que fechou o gol no confronto contra o Brasil, foi uma escolha unânime. A boa participação ofensiva foi determinante para que Johnson, lateral-direito dos Estados Unidos, também garantisse lugar na equipe.
A Holanda, dona do melhor ataque na fase inicial do torneio, conta com dois representantes: o lateral-esquerdo Blind, autor de lançamentos fatais para contra-ataques da Laranja Mecânica, e o veloz atacante Robben, do Bayern de Munique.
Messi, decisivo nas três vitórias da Argentina na primeira fase, garantiu um lugar no time, que não conta com os outros dois finalistas do prêmio de melhor jogador da Fifa da temporada passada. Ribéry foi cortado da França antes da Copa por causa de lesão nas costas. Já Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de 2013, naufragou junto com o fraco time de Portugal.
Para formar a dupla de zaga com David Luiz, foi escalado o uruguaio Godín, destaque do Atlético de Madri na conquista do último Campeonato Espanhol. Na Copa, o defensor se sobressaiu ao marcar o gol da vitória contra a Itália, que classificou o Uruguai no difícil Grupo D da Copa, que contava com outros dois ex-campeões mundiais: Itália e Inglaterra.
O volante Matuidi é o único francês na relação. O jogador, de ascendência angolana, teve excelente desempenho na goleada sobre a Suíça, por 5 x 2. Na ocasião, o jogador do PSG marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo.
