22.4 C
Dourados
domingo, 14 de setembro de 2025

Pekerman: “Cada jogo será mais difícil que o anterior”

- Publicidade -

28/06/2014 10h46 – Atualizado em 28/06/2014 10h46

Fonte: FIFA

Apenas 90 minutos separam a Colômbia de alcançar pela primeira vez as quartas de final de uma Copa do Mundo da FIFA, uma velha meta que nem a geração de Valderrama conseguiu cumprir na Itália 1990. E as esperanças, depois dos 100% de aproveitamento na fase de grupos, são altas.

A empreitada, porém, não será fácil: o adversário nas oitavas é o Uruguai, um velho conhecido e eterna pedra no sapato da seleção colombiana ao longo da sua história.

Para obter a façanha, a Colômbia terá o comando de José Pekerman, principal responsável pela ótima fase. Com ele no banco de reservas, a seleção só perdeu três dos 26 jogos que disputou. A equipe chega ao duelo com dez partidas de invencibilidade. Mas adivinhem quem foi a última seleção a derrotá-la? Justamente o Uruguai, adversário deste sábado, 28 de junho, no Maracanã.

Na prévia deste confronto histórico, conversamos em entrevista exclusiva com o técnico argentino, o segundo treinador com mais partidas em torneios da FIFA. Pekerman fala sobre as expectativas geradas pelo futebol apresentado pela equipe e a possibilidade de fazer história diante de seu grande algoz.

Até agora esta Copa do Mundo da FIFA tem sido de sucesso total para a Colômbia. Esperava um começo tão positivo assim antes de o torneio iniciar?
José Pekerman: Sabíamos que as coisas iam bem, que estávamos na direção correta, mas também mantivemos sempre a consciência de que uma Copa do Mundo é diferente. Que a pressão aqui é outra. Não podíamos antecipar como seria a nossa atuação antes do começo da competição. Ter superado a fase de grupos nos ensina que estamos vencendo cada desafio, e nos dá esperanças.

Três vitórias, nove gols, líderes do grupo. Você pensa que as expectativas sobre a equipe são maiores agora, sobretudo perante os torcedores?
Sim, claro, para os torcedores é lógico. Já houve muita frustração com a nossa equipe no passado. Agora é hora de aproveitarmos e sermos felizes. Conseguimos cumprir com as expectativas que havia sobre nós, e isso é um grande feito, porque no futebol é frequente que não se cumpram as previsões que são feitas antes dos torneios. No entanto, temos de ser cuidadosos e saber que cada jogo que disputaremos a partir de agora será mais difícil que o anterior, porque as equipes que sobram são as melhores.

É bom manter o equilíbrio entre a confiança no que fazemos e a consciência de que cada jogo pode ser diferente. Temos de responder em campo, e não alardear sobre como estamos jogando. Além disso, temos consciência de que o Uruguai chegou às oitavas dando conta de uma situação muito complicada. Eles foram capazes de superar a inesperada derrota para a Costa Rica e ganhar de Inglaterra e Itália. Isso demonstra o quanto o Uruguai é forte. Temos de estar preparados.

Vamos relembrar os confrontos históricos entre Uruguai e Colômbia…
Recentemente nos enfrentamos em dois jogos de eliminatórias com resultados muito diferentes. No primeiro, a Colômbia ganhou por 4 a 0, com a equipe jogando um excelente futebol. No segundo, enfrentamos um Uruguai desesperado. Foi um jogo muito acirrado, diferente do anterior. E eles nos mostraram do que são capazes, ganhando por 2 a 0. Portanto, podemos dizer que neste momento estamos empatados. Se olharmos o passado, o Uruguai nos venceu mais vezes do que nós ganhamos deles. Portanto, historicamente falando, sempre foi um adversário muito duro para a Colômbia. Por isso mesmo, este é o momento adequado para ver se podemos mudar essa história, disputando um jogo tão importante, em que há tanta coisa em jogo.

Dizem que o Uruguai é o “carrasco” da Colômbia. É um motivo a mais de preocupação?
Não. No mundo do esporte, esse tipo de mito aparece o tempo todo, pois há certas características que associamos à natureza de uma equipe: sua atitude, seu estilo… E realmente é assim que acontece. Às vezes, é o estilo de uma equipe que leva à vitória. Há muitos exemplos no futebol, como em Itália x Alemanha, ou Itália x Inglaterra. No caso da Colômbia, devemos admitir que a história não nos favorece, mas sempre existe a chance de dar a volta por cima, e esperamos que agora seja a nossa vez de ganharmos deles. Sabemos que enfrentaremos um oponente muito difícil, mas tenho a confiança de que podemos conseguir.

A Colômbia é uma equipe que gosta de atacar, enquanto o Uruguai perdeu o seu melhor atacante, o que provavelmente vai obrigá-lo a dar um enfoque mais defensivo ao jogo. Qual é o seu plano para a partida? São dois estilos bem diferentes que se enfrentam.
Sim, claramente são dois estilos opostos, porque a Colômbia sempre valorizou mais a técnica e o desenvolvimento de um futebol atraente e bonito, enquanto o Uruguai se caracteriza por formar equipes sólidas e com jogadores muito eficientes. Eles defendem muito bem e aproveitam ao máximo as chances de gol. Além disso, quando os uruguaios vestem a camisa da seleção, parecem invencíveis. Essas diferenças entre um estilo e outro fazem desta uma grande partida, pois podemos voltar ao debate clássico sobre qual é a melhor fórmula para vencer. Há muitas maneiras de chegar à vitória. Os campeões mundiais que vimos até agora praticaram estilos de jogo muito diferentes, e isso é o que torna o futebol tão atraente.

Pekerman: "Cada jogo será mais difícil que o anterior"

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-