35.6 C
Dourados
sábado, 13 de setembro de 2025

Por vaga na semifinal, Holanda e Costa Rica duelam em Salvador

- Publicidade -

05/07/2014 15h30 – Atualizado em 05/07/2014 15h30

Será a última partida da Copa do Mundo disputada na Arena Fonte Nova

Fonte: Portal da Copa

Muitos esperavam um confronto entre Espanha e Itália, Inglaterra ou Uruguai neste sábado (05.07), às 17h, pelas quartas de final da Copa do Mundo da FIFA 2014, em Salvador, na Arena Fonte Nova. Mas os quatro campeões mundiais ficaram pelo caminho. Quem entra em campo atrás de uma vaga na semifinal do Mundial são duas seleções que nunca chegaram ao título: Holanda e Costa Rica.

Os holandeses surpreenderam os atuais campeões mundiais logo na estreia na Copa ao vencer por 5 x 1, justamente na Fonte Nova. A vitória foi fundamental para assegurar o primeiro lugar do grupo e iniciou a trágica eliminação dos espanhóis ainda na primeira fase.

Já os costarriquenhos se transformaram na grande zebra do Mundial ao se classificar em primeiro no Grupo E. Os Ticos venceram o Uruguai e a Itália e empataram com a Inglaterra para alcançar o feito histórico no Brasil, além de terem contribuído para as precoces eliminações de ingleses e italianos.

Agora, Holanda e Costa Rica encerram a participação da Fonte Nova na Copa do Mundo. O estádio baiano, apelidado de Fonte de Gols durante o torneio, foi o que mais viu a rede balançar no Mundial. Além dos seis anotados em Holanda x Espanha, a arena recebeu ainda Alemanha 4 x 0 Portugal, França 5 x 2 Suíça, Bósnia 3 x 1 Irã, e Bélgica 2 x 1 Estados Unidos. Uma incrível média de 4,8 gols por partida, a maior da Copa no Brasil e a sexta maior da história do torneio.

Sem medo e sem favoritismo

Nesta sexta-feira (04.07), Costa Rica e Holanda foram até a Fonte Nova apenas para conversar com os jornalistas. As duas equipes fizeram seus últimos treinos no Barradão e em Pituaçu, respectivamente. Tudo para preservar o gramado que receberá o confronto neste sábado.

No duelo de palavras, ficou tudo igual. Os costarriquenhos elogiaram a força dos jogadores holandeses e, embora não tenham falado em favoritismo, admitiram que uma possível eliminação não seria surpreendente. No entanto, o discurso do técnico Jorge Luis Pinto foi de que sua equipe não vai mudar seu estilo de jogo e não irá temer os holandeses.

“Não temos medo. Respeitamos, mas vamos tentar controlar o jogo. Sabemos que a Holanda é um time muito duro, os jogadores são incríveis, mas vamos atacar e tentar ganhar”, prometeu o treinador, lembrando do bom desempenho de seus comandados contra equipes de peso, como Itália, Inglaterra e Uruguai, adversários da primeira fase.

Pinto também aproveitou a coletiva para alertar a arbitragem contra possíveis simulações do craque holandês Robben. “Ele é um dos melhores jogadores do mundo, mas houve erros da arbitragem e estamos preocupados. Ele já admitiu que simulou (contra o México) e espero que o árbitro esteja atento e tenha cuidado”, pediu.

Do outro lado, o misterioso Louis Van Gaal disse com bom-humor que não revelaria a equipe que entra em campo na Fonte Nova. Além disso, o comandante da Holanda afirmou que não subestima a Costa Rica, equipe bem menos tradicional em Copas do Mundo.

“Não acho que estamos subestimando o time deles. Todos os jogadores têm ambições. Eles consideram essa fase a mais importante e estão indo atrás do objetivo deles. Isso não é algo que possa ser subestimado”, comentou Van Gaal.

O treinador também revelou ver similaridades entre o estilo de jogo dos costarriquenhos com mexicanos e chilenos, adversários que os holandeses já enfrentaram no Brasil. Mas Van Gaal não economizou nos elogios a seus comandados e disse que o time quer conquistar o título inédito.

“Acho que somos um dos melhores times desse campeonato. Temos qualidade individual e é por isso que viemos tão longe. Nosso objetivo sempre foi ser campeão do mundo e sempre dissemos que somos um time difícil de ser batido. Não somos um time fantástico, mas é difícil nos vencer e mostramos isso até agora”, opinou Van Gaal.

Bryan Ruiz (E) e Robben entram em campo na Fonte Nova em busca de uma vaga na semifinal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Por vaga na semifinal, Holanda e Costa Rica duelam em Salvador

Por vaga na semifinal, Holanda e Costa Rica duelam em Salvador

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-