30.1 C
Dourados
terça-feira, 16 de setembro de 2025

Audiência discute projeto da Cargill de fábrica de refino de glicerina em MS

- Publicidade -

18/08/2014 10h46 – Atualizado em 18/08/2014 10h46

Fonte: Agrodebate

Audiência pública realizada na quinta-feira (14) à noite, no centro de eventos Leiloado, em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, apresentou o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impactos Ambientais (EIA-Rima) do projeto de ampliação do complexo industrial da Cargill no município.

O projeto prevê a expansão da atual fábrica de moagem de soja, da produção de farelo, da extração de óleo de soja e a implantação de uma nova planta para a refino de glicerina. Com a ampliação das instalações, a Cargill pretende fazer com que sua unidade de produção de biodiesel que atualmente opera com 80% da capacidade atinja carga plena.

Segundo o Rima, no processo de produção de biodiesel, além do biocombustível também é processada a glicerina. Atualmente o produto fabricado na unidade tem de 80% a 85% de pureza. Com a nova unidade, será processada glicerina com grau de pureza de 99%, que será destinada a indústria farmacêutica e de cosméticos.

Com o projeto a Cargill pretende ampliar a capacidade de processamento de grãos de 2.100 toneladas/dia para 3.200 toneladas/dia. Já a nova unidade de refino de glicerina deve produzir 80 toneladas por dia.

Para facilitar o escoamento desse novo volume de produção, o projeto, de acordo com o Relatório de Impactos Ambientais, prevê a ampliação do terminal intermodal para carregamento do farelo a granel por barcaças e a expansão do ramal ferroviário para que o biodiesel também seja escoado por este modal.

O projeto de expansão do completo prevê investimento de R$ 240 milhões. O prazo para a conclusão das obras é de 12 meses e a mão de obra estimada para a ampliação das instalações é de 500 trabalhadores.

Quando estiver concluído, o projeto demandará a contratação de 25 novos colaboradores, elevando para 428 o número de funcionários do complexo no leste do estado.

Foto: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-