29.9 C
Dourados
segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Chuvas auxiliam culturas de soja e milho no Centro-Oeste

- Publicidade -

06/11/2014 13h12 – Atualizado em 06/11/2014 13h12

Fonte: Canal Rural

Com a volta da chuva, o plantio das culturas de verão, como soja, milho e feijão, vai continuar acontecendo nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Contudo, como a chuva ainda é irregular, a região do Parecis, em Mato Grosso, poderá ter apenas pancadas muito isoladas, sendo que em algumas propriedades essas pancadas podem nem ocorrer, atrapalhando o pleno andamento do plantio da soja.

Além dos grãos, essas chuvas também beneficiam as lavouras de café, cana-de-açúcar e laranja, elevando os níveis de água no solo e provocando a indução de novas floradas no café e na laranja.

Esse tempo mais fechado e chuvoso sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste deverá persistir ao longo detoda essa semana e também durante a próxima. Mesmo que as pancadas ainda sejam irregulares, o regime de chuvas se instalou completamente sobre essas regiões, o que aumentará a frequência e a intensidade das precipitações.

Já na região do Mapitoba, as chuvas previstas para esses próximos dez dias ainda continuarão apenas na forma de pancadas isoladas, não ocorrendo em muitas propriedades. O grande problema é que muitos produtores já iniciaram o plantio tanto da soja, quanto do milho, por conta das chuvas que ocorreram nessas últimas duas semanas. Devido a essa irregularidade no regime, o plantio dessas culturas ainda deverá exigir muita cautela, já que não há garantia nenhuma de que venham a ocorrer chuvas sobre as áreas semeadas. A regularização definitiva das chuvas só deverá ocorrer entre o final de novembro e o início de dezembro.

Foto: Ascom Famasul

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-