36.3 C
Dourados
segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Fundação MS realiza programação em Amambai

- Publicidade -

19/11/2014 15h05 – Atualizado em 19/11/2014 15h05

Palestras, discussões e visita técnica integraram a programação da Fundação MS, realizada em parceria com a Coopersa e a Prefeitura de Amambai.

Fonte: Da Assessoria

Amambai (MS) – A fundação MS, em parceira com a Coopersa e a Administração municipal, promoveu uma vasta programação com palestras e discussões a respeito dos resultados da produção do milho safrinha 2014. O evento também contou com uma visita técnica a unidade de pesquisas agropecuárias de Amambai, localizada na área da Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal.

Produtores rurais e alunos da escola Agrotécnica tiveram acesso a resultados de pesquisas sobre o manejo do solo, fertilidade, posicionamento de híbridos de milho, controle de doenças, além de conhecerem as melhores tecnologias que podem ser aplicadas nas plantações.

De acordo com o presidente da Coopersa, Christiano Bortolotto, o diferencial neste ano foram que as pesquisas, estudos e resultados apresentados tiveram foco na região de Amambai.

“Esse encontro é muito importante para quem não conhece o trabalho que vem sendo desenvolvido em Amambai. As pesquisas, que iniciaram no ano passado, já começam a mostrar resultados, que são essenciais para o desenvolvimento da atividade que sustenta a nossa economia, ou seja, estas pesquisas trazem benefícios para cada pessoa que aqui vive”, ressalta o presidente da Coopersa.

Palestras

A programação teve início às 8 horas com a palestra ministrada pelo pesquisador de fertilidade e manejo do solo, Douglas Gitti, que tratou sobre o nitrogênio na cultura do Milho Safrinha. De acordo com o pesquisador é de essencial importância que o produtor saiba quais são as fontes de nitrogênio, quando aplicar e a quantidade.

“São várias as opções para o fornecimento de nitrogênio. Contamos com os fertilizantes nitrogenados, como a ureia, nitrato de amônio, sulfato de amônio; as fontes orgânicas, como a matéria orgânica do solo, rotação de culturas, e também a inoculação com bactérias: Azospirillum”, destaca o pesquisador.

Assessoria Coopersa
Logo em seguida, o pesquisador de fitotecnia do milho, André Lourenção, apresentou os resultados de experimentos da safrinha 2014 com o foco na região produtora de Amambai. Os resultados estão disponíveis no site da Coopersa (http://www.coopersa.com.br/) para download.

A programação contou ainda com a palestra do pesquisador de fitossanidade, José Fernando Grigolli, que tratou da importância da aplicação dos fungicidas no milho, destacando que é fundamental que o produtor analise a viabilidade econômica e a hora correta da aplicação, para saber se ela é necessária. E para finalizar a programação de palestras, o engenheiro agrônomo, Carlos Pitol, destacou as possibilidades paras as culturas de outono e inverno como o trigo, aveia, nabo forrageiro, colza, entre outras.

No período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas na Unidade de Pesquisas agropecuárias de Amambai.

Pesquisador, André Lourenção, apresentou os resultados de experimentos da safrinha 2014, com o foco na região produtora de Amambai / Foto: Assessoria

Autoridades, produtores rurais e alunos estiveram participando do evento / Foto: Assessoria

Engenheiros Agrônomos da Fundação MS explicam trabalho desenvolvido na Unidade de Pesquisas Agropecuárias de Amambai / Foto: Assessoria

Parceria entre Fundação MS, Coopersa e Prefeitura de Amambai garantiu instalação da unidade de pesquisas em Amambai / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-