28.7 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Edital da Semed é debatido na Câmara de Vereadores de Amambai

- Publicidade -

25/11/2014 21h10 – Atualizado em 25/11/2014 21h10

Os vereadores afirmam que a medida provoca transtornos para os país e tem caráter centralizador

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – Edital expedido pela secretaria de Educação de Amambai (Semed), anunciando que as pré-matrículas de novos alunos para as turmas de maternal e berçário, nos Centros de Educação Infantil (CEIs), não seriam mais realizadas nas unidades escolares e sim na sede da secretaria, serviu de debate no plenário da câmara de vereadores, durante sessão ordinária realizada na segunda-feira (24).

Na opinião do vereador Professor Ailton (PSB), o edital viola os direitos da criança e do adolescente e o regimento escolar. “Vou procurar o ministério público e denunciar a medida”, fala o vereador.

Para o vereador Luciney Bampi (PV), o deslocamento das famílias até a secretaria provoca transtornos. “É um sofrimento que a população não precisa passar”, diz.

O vereador Jaime Bambil (PT do B) afirma que ficou surpreso com o edital e o considera centralizador. “Não é necessário centralizar”, comenta.

Segundo o vereador Valter Brito (Pros), a medida prejudica os responsáveis pelas crianças. “A decisão castiga e judia do povo”, ressalta.

Segundo o vereador David Nicoline (SD), o edital tem caráter centralizador e tira a autonomia das direções das escolas. “Acho que a medida tem caráter político, pois centraliza as ações nas mãos da secretária”, comenta.

Para o líder do prefeito, vereador Carlinhos, a saída para o impasse é buscar o entendimento. “Vamos conversar com a secretária e buscar a melhor solução”, afirma.

Outro lado
A secretária municipal de Educação, professora Vera Lorensetti, garante que a medida foi debatida com as direções dos CEIs e com a promotoria pública e que não interfere na autonomia das unidades escolares.

Vera destaca que, com o edital, a secretaria ampliou o número de membros da comissão – que vai analisar as pré-matrículas para os novos alunos, procurando ser mais abrangente e representativa e que centros de educação vão manter as comissões já existentes. “Não estamos tirando a autonomia de nenhuma comissão existente. O que estamos fazendo, através da medida administrativa, é ampliar a participação de segmentos afins”, garante a secretária.

Membros da Comissão
a) Diretores (as) dos Centros de Educação Infantis (CEIS)
b) Presidentes dos Conselhos escolares ou das associações de Pais e Mestres dos CEIs
c) Um membro do Conselho Municipal de Educação
d) Um Assistente Social
e) Um Conselheiro Tutelar
f) Três representantes da Semed

Pré-matrículas
As pré-matrículas estão sendo realizadas na Semed, no período de 25 de novembro a 01 de dezembro, nos horários das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. A Semed está localizada na rua Rui Barbosa, 3608, praça Orlando Viol, região central da cidade.

Plenário do legislativo de Amambai / Foto: Moreira Produções

As pré-matriculas estão sendo realizadas na SemedFoto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-