26/11/2014 08h18 – Atualizado em 26/11/2014 08h18
Mais de 40 pequenos produtores vinculados ao programa participaram da apresentação de resultados e entrega de equipamentos na Capital do Estado
Fonte: Da Assessoria
Amambai (MS) – Dezenas de produtores rurais amambaienses, acompanhados pelo Prefeito Municipal Sergio Barbosa, o Secretário Municipal de Agricultura Josué de Barros e o técnico agropecuário Arthur Cristiano participaram, na segunda-feira (24), do evento em que o Governador do Estado, André Puccinelli, apresentou resultados e realizou a entrega de equipamentos para incentivar a continuidade do programa Leite Forte, desenvolvido em todo Estado, inclusive em Amambai.
O evento, que aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, contou com a presença de cerca de dois mil produtores rurais e dezenas de técnicos agropecuários, além de diversas autoridades políticas dos mais de 70 municípios beneficiados com o programa.
Durante a solenidade, o Secretário de Estado de Produção, Paulo Engel, afirmou a importância de se ampliar e qualificar a produção leiteira em Mato Grosso do Sul, pois a mesma movimenta significativamente a economia do Estado. “No Estado são cerca de 200 mil pessoas envolvidas diretamente com a cadeia produtiva do leite e, economicamente falando, o setor movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano em Mato Grosso do Sul. É um programa novo, um novo olhar sobre uma cadeia produtiva específica que visa organizar toda ela e que tem transformado as vidas dessas famílias envolvidas”, afirmou.
Em Amambai, mais de 40 famílias são beneficiadas com o programa, sendo que dessas, grande parte reside nos assentamentos Guanabara e Sebastião Rosa da Paz. Além de apresentar novas técnicas e formas de melhoramento na produção, o programa Leite Forte proporciona aos pequenos e médios produtores, diversos encontros em propriedades onde o programa é desenvolvido há mais tempo e apresenta bons resultados. Tais intercâmbios ajudam na troca de informações e experiências, expandindo o conhecimento técnico e prático dos produtores.
O Prefeito Municipal, Sergio Barbosa, tem realizado uma política que apoia o programa em sua totalidade, pois reconhece a importância do mesmo para o fortalecimento rural e agropecuário do Município.
Arthur Cristiano relata que os criadores de gado para produção de leite em Amambai tem apresentado grande interesse no programa. “Os produtores vinculados ao programa são rotineiramente monitorados pela Secretaria de Agricultura. Dessa forma, visitamos constantemente as mais de 40 propriedades nas áreas rurais do Município e podemos perceber o interesse das famílias nas novas técnicas de produção apresentadas pelo programa, que não trazem altos custos, apenas novas formas de trabalho”, explica.
André Puccinelli conferiu o sucesso do programa aos esforços realizados pela então Secretária de Desenvolvimento Agrário, Tereza Cristina, em conjunto com parlamentares e principalmente, com as forças das Prefeituras Municipais, que entenderam a importância do projeto. “É um belo programa que surgiu a partir do momento que passamos a estudar a fórmula de poder incentivar as bacias leiteiras a produzirem mais. E hoje vimos o resultado que um programa bem estruturado, bem pensado e muito bem executado proporciona. A união faz a força”, finalizou o Governador.
Durante a solenidade, foram entregues mais 51 veículos que serão utilizados na coordenação e assistência técnica do Leite Forte. Ao todo já são mais de 130 veículos disponibilizados, além de resfriadores, ordenhadeiras, notebooks, tablets, entre outros equipamentos.


