01/12/2014 08h38 – Atualizado em 01/12/2014 08h38
E mais: Corinthians garante vaga na Libertadores, Joinville levanta a taça da Série B e Rubens Barrichello é campeão da Stock Car
Fonte: Estadão
Na penúltima rodada do Brasileirão, o Santos bateu o Botafogo, com dois gols do criticado Leandro Damião, e decretou o rebaixamento do time carioca. O Corinthians foi goleado pelo Fluminense, mas garantiu a classificação para a Libertadores por conta do tropeço do Grêmio diante do Bahia. Na despedida de Kaká do Morumbi, o São Paulo apenas empatou com o Figueirense. E o Palmeiras perdeu para o Internacional, no Beira-Rio, mas ainda depende só de si para não cair. O Joinville aproveitou vacilo da Ponte Preta para ser campeão da Série B. Borussia Dortmund assumiu a lanterna do Campeonato Alemão, Juventus venceu o clássico de Turim e a Roma bateu a Inter de Milão, de virada. Rubens Barrichello conquistou o título da Stock Car e a Porsche levou as 6 Horas de São Paulo. Confira os principais destaques do fim de semana esportivo.
SANTOS x BOTAFOGO
O Botafogo confirmou a segunda queda à Série B em sua história após perder para o Santos por 2 a 0, na Vila Belmiro. Os dois gols de Leandro Damião fizeram a equipe carioca estacionar nos 33 pontos, na vice-lanterna do Brasileirão. Seis pontos atrás do Palmeiras, o clube entra na última rodada sem chances de escapar da segundona. O time cumpre tabela na rodada derradeira do torneio contra o Atlético-MG, no Maracanã. O camisa 9 santista, contratação mais cara da história do clube, desabafou após o jogo que se sentiu injustiçado e não teve oportunidades na equipe comandada por Enderson Moreira.
PALMEIRAS
A derrota para o Internacional no sábado, por 3 a 1, fez o alviverde continuar na briga contra o rebaixamento. O time, que viu Taiberson, Fabrício e – ironicamente – Valdivia marcarem para o Inter, não entrou no Z-4 graças ao Flamengo, que goleou o Vitória na Arena Amazônia. Agora, o Palmeiras tem que vencer o Atlético-PR em casa para não depender de ninguém. Caso não vença, terá que torcer para Vitória e Bahia tropeçarem em Santos e Coritiba, respectivamente.
CORINTHIANS
O time do Parque São Jorge garantiu a sua vaga na Libertadores do próximo ano, mesmo sendo goleado pelo Fluminense no Maracanã. A derrota por 5 a 2 para o tricolor carioca só não foi desastrosa pelo fato do Grêmio ter perdido para o Bahia neste domingo. O resultado tirou dos gaúchos qualquer chance de alcançarem o Corinthians. O jogo, que contou com uma série polêmicas envolvendo a arbitragem, teve Mano Menezes expulso na segunda etapa.
SÃO PAULO
O empate em 1 a 1 com o Figueirense em pleno Morumbi foi o de menos para o torcedor são-paulino neste domingo. Os mais de 33 mil torcedores presentes no estádio aproveitaram o dia para festejar os ídolos Rogério Ceni e Kaká. Enquanto o primeiro teve a renovação do contrato anunciada durante a semana, o segundo fez o seu último jogo no Morumbi antes de partir para o Orlando City, clube que o meia defenderá em 2015.
OUTROS JOGOS
O Flamengo manteve o Palmeiras fora da zona de rebaixamento após vencer o Vitória por 4 a 0, na Arena Amazônia. Quem também ajudou um paulista foi o Bahia, que fez 1 a 0 no Grêmio, na Arena Fonte Nova, garantindo o Corinthians na próxima Libertadores. O resultado também manteve os baianos vivos até na Série A até a última rodada. No mais, o já rebaixado Criciúma empatou em 2 a 2 com o Sport no Heriberto Hulse; os reservas do Cruzeiro empataram em 1 a 1 com a Chapecoense, na Arena Condá; o Atlético-PR fez 1 a 0 no Goiás em Curitiba, e o Atlético-MG viu sua faixa de campeão da Copa do Brasil ser carimbada pelo Coritiba, que bateu os mineiros no Independência por 2 a 1.
NÚMEROS DA RODADA
30 gols foram marcados na rodada, média de três por jogos. Quatro times não marcaram. Só o Coritiba venceu como visitante.
40 cartões amarelos distribuídos. O Goiás foi o time mais indisciplinado: cinco advertências e duas expulsões.
2 gols contra foram marcados: Kadu (Vitória), para o Flamengo, e Ralf (Corinthians), para o Fluminense.
9 expulsões foram feitas na rodada: Fabrício (Internacional), Bruno César e Allione (Palmeiras), Escudero (Vitória), Marlon (Fluminense), William (Figueirense), Geromel (Grêmio), Jackson e Thiago Mendes (Goiás).
Casa cheia: 41.148 pessoas assitiram à vitória do Internacional sobre o Palmeiras, no Beira-Rio. No Morumbi, 33.421; na Arena Amazônia 20.057; no Maracanã, 18.509.
Casa vazia: 2.498 torcedores foram apoiar o já rebaixado Criciúma. Na Vila Belmiro, 4.269; na Fonte Nova, 5.316.
Sobre:
-
Fluminense goleou o Corinthians no Maracanã, com dois gols de Fred.
-
Leandro Damião, atacante do Santos, marcou os dois gols no Botafogo.
Desce:
-
Botafogo foi derrotado pelo Santos e confirmou o rebaixamento para a Série B.
-
Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, falhou no gol do Figueirense.
Artilheiros:
-
17 gols: Fred (Fluminense)
-
15 gols: Ricardo Goulart (Cruzeiro) e Henrique (Palmeiras)
-
14 gols: Marcelo Moreno (Cruzeiro) e Barcos (Grêmio)
SÉRIE B
A Ponte Preta perdeu a chance de conquistar o título da Série B do Campeonato Brasileiro ao empatar em 1 a 1 com o Náutico, assim, o Joinville se sagrou campeão, mesmo com a derrota para o Oeste, por 1 a 0. O Avaí garantiu a última vaga para a Série A de 2015 ao derrotar o Vasco por 1 a 0. Já o último rebaixado foi o América-RN, ao ser goleado por 4 a 1 pelo Paraná.
No entanto, a segunda divisão, que já terminou nos gramados, ainda pode ter uma reviravolta. O Icasa, rebaixado para a Série C, pode ser excluído da competição por ter acionado a Justiça Comum no início do ano para tentar o acesso para a elite do futebol. Caso o time cearense seja considerado culpado no julgamento previsto para o dia 18 de dezembro, seus jogos serão invalidados ou registrados como W.0.. Em ambos os casos, o América-MG se beneficiaria e ficaria com a quarta vaga para a Série A.
STOCK CAR
Rubens Barrichello voltou a celebrar um título no automobilismo neste domingo, feito que não ocorria desde 1991, na Fórmula 3 Inglesa. O piloto da Medley Full Time conquistou a Stock Car em 2014 após terminar a última prova da temporada, em Curitiba, na 3º posição.

