28/12/2014 11h30 – Atualizado em 28/12/2014 11h30
Fonte: Matéria
Já diziam as nossas tias que, na hora de escolher qual instituição de ensino você deseja cursar no ensino superior, é sempre bom ter mais de uma opção. Embora certamente devamos ter em mente quais são as melhores faculdades e universidades para a área profissional em que desejamos entrar, sempre é bom termos também em mente quais são as piores de todas – justamente para podermos passar bem longe delas.
Recentemente divulgado pelo INEP, o Índice Geral de Cursos (IGC) serve como uma ferramenta para identificar a qualidade das instituições de ensino superior de acordo com as especificações do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Calculado todos os anos, o número vai de 1 a 5 e considera o desempenho dos alunos no Enade e em uma avaliação voltada para mestrado e doutorado.
Além de permitir que saibamos quais são as melhores universidades do Brasil – sobre as quais já falamos neste link –, o IGC também é essencial para podemos determinar quais foram aquelas que mais deixaram a desejar nas suas últimas avaliações. A instituições que não conseguirem chegar aos 3 pontos no índice são consideradas insatisfatórias e passam a ser investigadas pelo MEC, que pode impor sanções e medidas para resolver os problemas.
Confira a seguir, da pior para a menos pior, quais são as 20 instituições de ensino superior do país das quais você deve fugir com todas as suas forças – divididas entre as universidades, faculdades e centros universitários que tiveram no máximo nota 2. Vale ressaltar que citamos apenas as 10 piores faculdades, já que a lista inteira das instituições insatisfatórias pode ser conferida na tabela completa, que está disponível para download clicando aqui.




