36.4 C
Dourados
domingo, 14 de setembro de 2025

Produtos de origem animal são regulamentados com implantação do SIM em Amambai

- Publicidade -

03/02/2015 18h46 – Atualizado em 03/02/2015 18h46

Fonte: Da Assessoria

A Prefeitura de Amambai, através da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura) iniciou, em janeiro deste ano, o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), órgão que informa e regulariza o serviço de fornecimento de produtos de origem animal.

A iniciativa é adotada pelos municípios que fazem parte do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Cone Sul de Mato Grosso do Sul) e visa tirar da clandestinidade centenas de pequenos produtores e integrantes da agricultura familiar no Cone Sul do Estado.

Segundo Rafael Martins do Nascimento, veterinário e diretor do SIM em Amambai, o serviço tem como finalidade controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos.

Ainda de acordo com o veterinário, o SIM também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores amambaienses alimentos com qualidade e segurança garantida.

Atualmente, o SIM está trabalhando com foco em informar e atrair os pequenos e médios produtores que queiram legalizar suas atividades para que, depois de informados, possam ser realizadas as fiscalizações de fato.

“O nosso intuito principal é inicialmente abrir as portas para o produtor que está trabalhando na ilegalidade. Conhecendo as vantagens e incentivos de trabalhar de forma legal, ele poderá fornecer um produto de maior qualidade para a população, além de poder, inclusive, fornecer seus produtos para a Merenda Escolar”, pontua Rafael Martins.

O Serviço de Inspeção Municipal emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

Os pequenos e médios produtores que se interessarem em obter o certificado do SIM e em legalizarem a sua produção devem entrar em contato com a Seagri, de segunda a sexta-feira, no período das 7 às 11 horas, ou no telefone (67) 3481- 2205.

Produtos de origem animal devem ser vistoriados para a comercialização.

Rafael Martins, veterinário e diretor do SIM em Amambai. “A partir da legalização, o produtor pode fornecer produtos inclusive para a merenda escolar”.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-