20/03/2015 14h45 – Atualizado em 20/03/2015 14h45
Fonte: Agrolink
A Phibro Saúde Animal, empresa líder global no mercado de nutrição e saúde animal, patrocinou o XIX Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, realizado entre os dias 19 e 20 de março, no Centro de Convenções do Center Shopping Uberlândia (MG).
O evento, que acontece anualmente para produtores, técnicos e especialistas, reuniu diversos pesquisadores internacionais de grande destaque e prestigio na área de nutrição, saúde e reprodução de bovinos de leite e corte, como: Dr. Allan Britten, da Udder Health Systems, Idaho; Dr. Geoffrey E. Dahl, da Universidade da Flórida; Dra. Pamela L. Ruegg, da Universidade de Wisconsin; Dr. Rodrigo Carvalho Bicalho, da Universidade de Cornell, NY; e Tanya Gressley, da Universidade de Delaware.
Durante os dois dias foram debatidos diversos temas relevantes à saúde na reprodução animal, como “Impacto do estresse térmico na vaca no desempenho e na saúde da bezerra”, “Uso potencial de suplementos nutricionais com a finalidade de melhorar a saúde da vaca de leite”, “Impacto da mastite no desempenho reprodutivo”, entre outros.
Um dos temas onde a Phibro contribuiu com pesquisas é bastante pertinente e desafiador para a indústria leiteira nacional. “Soluções e alternativas para reduzir o desafio térmico das vacas de leite” foi apresentado durante o evento por um dos mais importantes especialistas da área, Dr. Geoffrey E. Dahl, professor e chefe do Department of Animal Sciences na University of Florida, em Gainesville, FL e também contou com os resultados de pesquisa obtidos pelo Dr. José Luis Moraes Vasconcelos (mais conhecido como Prof. Zequinha), coordenador do evento, professor e pesquisador do Departamento de Produção Animal, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica na UNESP, campus de Botucatu, SP.
“O apoio da Phibro neste evento demonstra que estamos atentos às necessidades mais imediatas do mercado e representa o endosso à qualidade dos palestrantes e dos temas escolhidos”, comenta Dr. Davi B. Araujo, gerente técnico de bovinos da Phibro no Brasil. “Atualmente, tanto o Prof. Dahl como o Prof. Zequinha vêm desenvolvendo pesquisas em parceria com a Phibro. A finalidade é entender melhor a magnitude do estresse térmico e estratégias capaz de atenuá-lo em ambiente tropical”, enfatiza. O curso Novos Enfoques é um dos principais eventos que envolve o segmento de leite, onde grande parte do que está sendo feito de ponta em termos de tecnologia e pesquisa em produção e saúde de bovinos é apresentado em primeira mão pelos conceituados profissionais da área do Brasil e do exterior. “O desconforto térmico traz prejuízos incalculáveis para os criadores e tais perdas podem aparecer de diversas formas como menor produção de leite, maior índice de doenças durante o período de transição, baixo escore de condição corporal do rebanho e enfraquecimento da resposta imunitária”, explica Davi.
Uma pesquisa conduzida pela Universidade do Arizona, E.U.A., com vacas holandesas alojadas em módulos de temperatura controlada, indicaram que animais suplementados diariamente com OmniGen-AF®, uma fórmula nutricional avançada produzida exclusivamente pela Phibro, garante boa nutrição, fortalecendo as defesas naturais dos animais. Nesse estudo nos Estados Unidos, o uso do produto promoveu redução do número de casos de mastites, metrites, retenção de placenta, menor contagem de células somáticas e maior produtividade, entre outros benefícios decorrentes da melhor resposta imunológica das vacas devido à nutrição adequada.
O XIX Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos é promovido pelo CONAPEC Jr. sob a coordenação do Prof. Zequinha, da FMVZ, UNESP de Botucatu.
