31/03/2015 07h57 – Atualizado em 31/03/2015 07h57
O Curso refere-se a norma regulamentadora voltada aos trabalhadores em espaços confinados
Fonte: Assessoria
Amambai (MS) – O Sindicato Rural de Amambai realizou na semana passada o Curso NR33, que de acordo com a Norma Regulamentadora número 33 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), se refere a segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados.
O instrutor Miguel Catharine Neto explica que o curso voltado a trabalhadores entrantes e vigias tem o objetivo de mostrar os riscos que existem dentro de espaços confinados e mostrar meios para minimizar esses riscos e evitar acidentes. “Os espaços confinados são traiçoeiros, neles existem, por exemplo, as formações de gases que as pessoas não conseguem identificar sem o auxílio de equipamentos”, alerta Miguel.
Silos, poços de elevadores, tanques de armazenagem de fertilizantes, túneis, câmeras frias, são exemplos de espaços confinados. Segundo a Norma Regulamentadora são obrigatórios o treinamento e a emissão da PET (permissão de entrada e trabalho) antes de iniciar os trabalhos em espaços confinados.
Além do NR33, o Senar oferece outros cursos na área de segurança no trabalho, são eles: NR31(Trabalhadores com agrotóxicos), NR35 (Trabalho em altura), Combate a incêndios florestais, Cipatr (comissão interna de prevenção de acidentes) e primeiros socorros.
Nos dias 7, 8 e 9 de abril, o SRA em parceria com o Senar realiza o Curso NR31, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (67) 3481-1093.

