03/06/2015 19h57 – Atualizado em 03/06/2015 19h57
Presidente da Coopersa, Christiano Bortolotto, destaca importante trabalho desenvolvido pelo produtor rural para toda a economia brasileira.
Fonte: Raquel Fernandes/Assessoria Coopersa
Amambai (MS- O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou recentemente dados da economia brasileira, demonstrando uma queda de 0,2 % no PIB durante o primeiro trimestre de 2015. De acordo com os números divulgados, o que evitou uma queda ainda maior, foi a agropecuária.
O setor rural cresceu 4,7 %, enquanto a indústria e serviços caíram 03% e 0,7%, respectivamente. Os números comparam os resultados do primeiro semestre de 2015 com o mesmo período do ano anterior.
Para o presidente da Coopersa (Cooperativa Agroindustrial Amambai), Christiano Bortolotto, estes resultados demonstram o grande trabalho que o setor desempenha, “O produtor rural precisa ser valorizado, pois é muito difícil produzir neste cenário, mas mesmo assim nadando contra a correnteza, o setor vai e avança! E poderia avançar e desenvolver muito mais nosso País. É muito difícil produzir sabendo que seu trabalho, na maioria das vezes não é reconhecido, mas os resultados da economia estão ai e demonstra o quanto a atividade é fundamental”, ressalta.
Christiano destaca também o importante papel da Coopersa para o setor, que há 22 tem contribuído com o desenvolvimento econômico e sustentável de Amambai e região. A cooperativa, além de atender os associados, tem buscado fomentar a transformação sócio-econômica da região, com a realização de pesquisas, palestras, parcerias com entidades, sempre prezando pelo desenvolvimento sustentável.
Por meio de um convênio firmado com a Fundação MS para Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, desde agosto de 2013, em parceria com a Prefeitura de Amambai, a Coopersa possibilitou a instalação de um Centro de Pesquisas Agropecuárias para difundir informações e tecnologias para o agronegócio de Amambai e região. Hoje, a unidade conta com pesquisas na área de agricultura e pecuária.
Repercussão Nacional
Os números divulgados voltaram a atenção para a importância do trabalho agropecuário em todo o País. O jornalista e comentarista da Rádio Metrópole, Alexandre Garcia, foi enfático em seu comentário ao afirmar que só o setor rural tem avançado no Brasil: “O PIB recuou, o consumo caiu, o investimento despenca, a indústria está em queda vertiginosa, até o consumo de energia, que é um sinal da atividade econômica, caiu 12%. Só o setor rural cresce. O setor rural é o único que impede que o fracasso seja ainda maior. E é o setor que mais apanha. Apanha das Ongs, ambientalistas, indigenistas, do governo. Mas é o setor que alimenta, que exporta, é o que cura o país trabalhando de sol a sol, aliás, trabalha muito ainda depois de sol se por”, declarou o jornalista em rede nacional.

