33.1 C
Dourados
terça-feira, 16 de setembro de 2025

Enviado para o Iraque condena ataque a bomba que matou 45 pessoas

- Publicidade -

13/08/2015 16h22 – Atualizado em 13/08/2015 16h22

Fonte: Rádio ONU

O chefe interino da Missão de Assistência da ONU no Iraque, Unami, e vice-representante da organização no país condenou, nos termos mais fortes, o ataque ocorrido nesta quinta-feira em Bagdá.

Segundo a nota divulgada por Gyorgy Busztin, um caminhão-bomba explodiu no mercado aberto de Yamila, na região leste da capital iraquiana. Pelo menos 45 pessoas morreram, mas o chefe em exercício da Unami acredita que “os números vão aumentar de forma trágica”. Agências de notícias falam em 60 mortos na região habitada por uma maioria xiita.

Terrorismo

O auto-proclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, reivindicou a autoria do ataque. Busztin classificou a ação como “hedionda e covarde”, por ter como alvo “civis inocentes, incluindo muitas crianças que estavam num mercado público”.

O vice-representante da ONU no Iraque afirmou ter sido um “ato indiscriminado de terrorismo, com a intenção de enfraquecer a determinação do povo iraquiano”.

Ao mesmo tempo, Busztin disse não ter dúvidas de que “os terroristas irão fracassar”. Ele também enviou os pesares aos familiares das vítimas e reforçou que os autores do atentado precisam ser levados à Justiça.

Civis no Iraque. Foto: Unami

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-