19/10/2015 16h44 – Atualizado em 19/10/2015 16h44
Fonte: Rádio ONU
Milhares de pessoas que estão sitiadas em várias cidades da Síria finalmente puderam receber algum tipo de assistência no domingo, um esforço conjunto das Nações Unidas e das organizações Cruz Vermelha e Crescente Vermelho Sírio.
Cerca de 30 caminhões com medicamentos chegaram em cidades da província de Idlib e na zona rural de Damasco, carregando mantimentos suficientes para 29,5 mil pessoas. O foco foi tratar pessoas com ferimentos graves ou doentes.
Acordo
Nessas regiões vivem cerca de 40 mil civis que estão isolados devido aos fortes combates dos últimos meses e que estavam praticamente sem receber nenhuma assistência.
O comboio humanitário foi possível graças a um acordo de cessar-fogo alcançado em Istambul, na Turquia, em 22 de setembro. Essa negociação foi mediada pelo enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura.
As conversas com os lados em conflito continuam, para que possam ser entregues mais medicamentos e outros itens de ajuda humanitária. As Nações Unidas e entidades parceiras esperam que outros pontos do acordo sejam implementados com rapidez, incluindo a retirada das áreas sitiadas de pessoas seriamente feridas.
