11.4 C
Dourados
segunda-feira, 7 de julho de 2025

Cerca de dois mil estudantes farão o Enem neste final de semana em Amambai

- Publicidade -

23/10/2015 13h21 – Atualizado em 23/10/2015 13h21

Quatro escolas estaduais e a Uems receberão os estudantes para realizarem o exame

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- Milhares de estudantes se preparam nessa reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em busca de conquistar uma vaga no Ensino Superior. A prova será aplicada neste final de semana, e têm preocupado os estudantes, principalmente aqueles que irão participar do exame pela primeira vez.

Regras, locais de prova, horários e o que levar estão entre as maiores preocupações dos estudantes que farão a prova neste sábado e domingo.

Locais de provas em Amambai

Em Amambai cerca de dois mil estudantes realizarão o exame neste final de semana, divididos em quatro escolas estaduais do município, além do polo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

As escolas que receberão os estudantes serão: a escola estadual Vespasiano Martins, Coronel Felipe de Brum, Fernando Côrrea da Costa e Dom Aquino Côrrea.

O estudante deve ficar atento ao seu local de prova, sua sala e bloco, designados no cartão de confirmação de inscrição, que neste ano foi disponibilizado na página do participante no site do Inep.

Horários em Amambai

Fato que tem preocupado diversos estudantes do município é a questão do horário. Em Amambai, os portões abrirão às 11 horas e fecharão às 12 horas.
Neste ano, as provas terão início às 12:30 horas. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas até que seja autorizado o seu início, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do exame.

Documentos Obrigatórios

Para fazer a prova o candidato precisa apresentar um documento oficial com foto. Cópias e impressões não serão aceitas. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

As provas

Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado (24) serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo (25) será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

A saída definitiva dos locais de provas está autorizada após duas horas do início do exame.
Quem quiser levar o caderno de questões para casa tem que esperar até 30 minutos antes do término da prova.

O que levar

Cada participante deve ter em mãos uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de canetas de outras cores poderá compromete a leitura ótica do cartão-resposta.
Lápis, borracha, calculadora, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares não serão permitidos, estando o candidato sujeito a eliminação do exame.

Alimentos e água podem ser levados nos dias de prova. Recomenda-se levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com que você se desconcentre.

Roupas e acessórios

O MEC aconselha que os candidatos usem roupas confortáveis. Não há veto contra shorts ou chinelos, por exemplo. Por outro lado, não é permitido utilizar óculos escuros, relógios, nem artigos de chapelaria – boné, chapéu, viseira, capuz e similares, sob pena de eliminação do exame.

Sabatistas

Os sabatistas de Amambai deverão chegar aos locais de prova entre as 11 e as 12 horas, entrarão nas salas de provas no mesmo horários dos demais alunos e deverão esperar até o pôr do sol para iniciarem a prova.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) será local de prova do Enem em Amambai / Foto: Divulgação

Em Amambai, os portões abrem às 11 e fecham à 12 horas / Foto: Divulgação

O uso da caneta preta é obrigatório. Canetas de outras cores podem comprometer a leitura ótica do cartão resposta / Foto: Divulgação

Cerca de dois mil estudantes farão o Enem neste final de semana em Amambai

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-