28/10/2015 08h26 – Atualizado em 28/10/2015 08h26
Fonte: Rádio ONU
Começa sábado no Iraque uma campanha de vacinação em massa contra o cólera, coordenada pela Organização Mundial da Saúde, OMS. O país enfrenta um surto há mais de um mês e já são mais de 2 mil casos confirmados em 15 das 18 províncias do país.
A OMS está disponibilizando 510 mil doses da vacina, que serão administradas por via oral. A primeira etapa da campanha acontece em 31 de outubro e a segunda dose será aplicada duas semanas depois. A agência da ONU explica que esse tipo de campanha só é eficiente com a administração da segunda rodada da vacina.
Mobilização Social
Junto com o Ministério da Saúde do Iraque, a OMS promove a campanha de imunização em 62 acampamentos para refugiados e deslocados internos e 250 mil pessoas devem receber as doses.
A agência da ONU explicou que o sucesso depende também da mobilização social, de campanhas logísticas e de educar a população. Para conseguir a imunidade contra o cólera, todos os integrantes de uma família que tenham mais de um ano de idade precisam ser vacinados.
Síria
A OMS também destaca ser importante fornecer água limpa, saneamento e itens de higiene para prevenir o cólera. Segundo a agência, a vacinação contra a doença é segura e eficaz, apoiando medidas já existentes para controlar os casos.
Na Síria, o alerta da OMS está em alta, indicando a possibilidade de um surto de cólera no país. Um menino de cinco anos morreu em Alepo, mas ainda precisa ser confirmado que o cólera foi a causa da morte.
