30/10/2015 10h39 – Atualizado em 30/10/2015 10h39
Briga pelo G4 é mais acirrada que disputa pelo título, quem se classifica?
Santos, Internacional, São Paulo, Palmeiras e Sport brigam pelo quarto lugar, mas surpresas e outros campeonatos podem mudar classificação.
Fonte: Terra
Faltam seis rodadas para o fim do Campeonato e a briga pela classificação para a Libertadores 2016 é tranquila para os três primeiros colocados, com Corinthians (já matematicamente classificado), Atlético-MG e Grêmio (ambos com mais de 90% de chances de irem para o torneio continental).
Porém a situação não é tão confortável para os times que disputam a quarta colocação do Brasileiro, que garante vaga para a fase preliminar da Libertadores.
A diferença do Santos , atual quarto lugar, para a Ponte Preta , que ocupa a nona colocação, é de apenas três pontos, e a próxima rodada pode dar uma bagunçada no meio de tabela.
São Paulo e Sport se enfrentam no Morumbi, e Santos e Palmeiras, que também brigam por vaga na final da Copa do Brasil , fazem o clássico na Vila Belmiro. A rodada também tem Atlético-MG e Corinthians em Belo Horizonte, que pode decretar um distanciamento de 11 pontos do líder para o vice.
Outros fatores também podem alterar a classificação para a Libertadores. Caso Santos ou Palmeiras vençam a Copa do Brasil, e terminem em 4º lugar, o G4 vira G5, e o quinto lugar se classifica.
Veja abaixo as chances de cada time pelo quarto lugar no Brasileiro:
Santos
50 Pontos – 33% de chance de Libertadores*
Próximos confrontos: Palmeiras (casa), Joinville (fora), Flamengo (casa), Coritiba (fora), Vasco (fora), Atlético-PR (fora)
O Santos , que chegou a aparecer na zona de rebaixamento nas primeiras rodadas, terá a missão de se manter em quarto lugar após uma ótima ascensão na tabela. A próxima partida será contra outro candidato à classificação, e possível adversário numa final de Copa do Brasil: o Palmeiras.
Depois disso, o Santos terá que provar sua força dentro de casa contra o Flamengo e o Atlético-PR, e visitará times que lutam para sair da zona de rebaixamento: Joinville, Coritiba e Vasco.
Internacional
50 Pontos – 24% de chances de Libertadores
Próximos confrontos: Goiás (fora), Ponte Preta (casa), Chapecoense (fora), Grêmio (casa), Fluminense (fora), Cruzeiro (casa)
Figurando no meio da tabela por quase todo campeonato, o Inter alcançou sua melhor colocação nesta rodada, porém entra em desvantagem com Santos e São Paulo pelo saldo de gols. O time gaúcho terá pela frente dois concorrentes diretos pelo quarto lugar e o Grêmio, que, além de já estar estatisticamente classificado, goleou o rival no primeiro turno.
Outra “pedra no sapato” pode ser a Chapecoense, que briga para não cair, mas que incomoda o torcedor colorado desde o ano passado, quando goleou os gaúchos, e pelo empate sem gols na 16ª rodada.
São Paulo
50 pontos – 22% de chances de Libertadores
Próximos confrontos: Sport (casa), Cruzeiro (fora), Atlético-MG (casa), Corinthians (fora), Figueirense (casa), Goiás (fora)
Com Osório deixando o time numa situação confortável na tabela, São Paulo tem como missão se manter na briga pela Libertadores no Brasileiro, já que uma classificação para a final da Copa do Brasil ganha ares de milagre após a derrota no primeiro jogo. Porém a tabela não é muito favorável ao clube paulista nos próximos jogos.
O primeiro desafio é o Sport, que também briga por uma vaga no g4. Na sequência, encara os dois clubes mineiros: o Cruzeiro , que tenta salvar o ano após quase aparecer no Z4, e o Atlético-MG, que segue na briga pela liderança. O próprio líder vem em seguida, em jogo que pode bagunçar o topo da tabela, ou decretar o título ao Corinthians. Nas últimas rodadas terá que conter Figueirense e Goiás, que lutam para sair da zona da degola.
Palmeiras
48 pontos – 12% de chances de Libertadores
Próximos confrontos: Santos (fora), Vasco (casa), Atlético-PR (fora), Cruzeiro (casa), Coritiba (casa), Flamengo (fora)
Com os dois últimos jogos com o time reserva em campo, Marcelo Oliveira deixou claro que apostará suas fichas no título da Copa do Brasil. O Palmeiras tem enfrentado dificuldades desde a vitória em cima do Grêmio , e alcançou apenas uma vitória nas últimas cinco partidas.
O Palmeiras tem pela frente uma sequência equilibrada, pelo menos na teoria. A fama de dar pontos para times que estão na outra ponta da tabela desanima a torcida, e o alviverde enfrenta Vasco e Coritiba, ambos em casa. Além deles, três clubes que tentam se firmar neste final de campeonato enfrentam o Palmeiras: Atlético-PR, Cruzeiro e Flamengo.
Porém, o jogo mais importante da sequência acontece já na próxima rodada. O clássico com o Santos pode ser responsável pela volta do Palmeiras pela briga ou por decretar a vantagem santista dentro do g4.
Sport
49 pontos – 10% de chances de Libertadores
Próximos confrontos: São Paulo (fora), Grêmio (casa), Cruzeiro (fora), Atlético-PR (casa), Corinthians (casa), Ponte Preta (fora)
O Sport chegou a ser líder por algumas rodadas no começo do campeonato, mas acabou amargando algumas derrotas e chegou a aparecer em 11º. Surpreeender é a missão do clube pernambucano nestes últimos jogos.
Além de reaparecer na briga pela Libertadores, o Sport enfrenta alguns times que também disputam a vaga, como São Paulo e Ponte Preta. O fator casa será posto a prova nestes próximos jogos. O Sport tem o quarto melhor aproveitamento em casa no Brasileiro, e receberá Grêmio, Atlético-PR e Corinthians na Ilha do Retiro.





