31/10/2015 10h10 – Atualizado em 31/10/2015 10h10
Fonte: Portal Brasil
Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas chega à reta final. O encerramento ocorrerá neste sábado (31), quando serão conhecidos os destaques de cada uma das modalidades de integração – arremesso de lança, arco e flecha, cabo de força, canoagem, corrida de 100 metros, corrida de fundo e natação –, além dos vencedores do campeonato de futebol. Foram cinco dias de provas eliminatórias, que classificaram os atletas indígenas mais velozes, mais precisos, mais fortes e mais técnicos.
As provas aquáticas abriram a sexta-feira (30), com baterias e finais ocorrendo na mesma manhã no Ribeirão Taquaraçu-Grande. As finais de cabo de força masculino e da corrida de velocidade para homens e mulheres estão previstas para ocorrer nesta tarde, a partir das 15h30 (horário de Palmas). À noite, o Estádio Nilton Santos será palco das decisões do futebol feminino, entre Xerente e Canadá, e masculino, com Xerente e Bolívia.
O regulamento aponta sete classificados por eliminatória do arco e flecha, totalizando 21 finalistas. Em caso de empate, haverá uma outra prova somente para os postulantes à final que tiverem o mesmo número de pontos. Trinta participantes entraram para a última prova do arremesso de lança, enquanto quatro ou cinco competidores farão a final da corrida de 100 metros.
O cabo de força foi dividido em chaves classificatórias, e as duas melhores equipes de cada gênero vão para a corda. Com um percurso de 8,4 quilômetros, a corrida de fundo terá largada na manhã de sábado (31), às 7h.
Mesmo contando com fase eliminatória e finais, os esportes de integração têm um sistema de premiação próprio e, por vezes, fogem do modelo não indígena. Em vez de conferir aos três primeiros colocados medalhas de pesos e simbolismo distintos, os quatro melhores receberão o mesmo prêmio.
